Podemos ficar na sala?: experimentando as salas simultâneas do zoom
Conference Paper
Overview
Overview
abstract
O Colibri/Zoom é uma das ferramentas de videoconferência que foi utilizada para lecionação
das aulas não presenciais em instituições do ensino superior. Uma das particularidades da
plataforma Zoom é a possibilidade de recorrer à função "Salas Simultâneas", em que o professor
pode criar grupos de trabalho em salas diferenciadas e ir visitando as salas para acompanhar e
orientar o trabalho de cada grupo. Nesta comunicação pretendemos partilhar as nossas
perceções sobre as primeiras experiências de trabalho em grupo que desenvolvemos, numa
instituição do ensino superior politécnico, recorrendo a esta funcionalidade. Como aplicamos
esta metodologia em unidades curriculares de diferentes áreas (Matemática e Segurança e
Ambiente) e com alunos de cursos distintos (Cursos Técnicos Superiores Profissionais e Cursos
de licenciatura), pretendemos também apresentar a nossa reflexão sobre os aspetos positivos e as
dificuldades que surgiram atendendo à especificidade das áreas, aos meios tecnológicos
disponíveis e ao perfil dos alunos.