A dependência crescente da sociedade em relação às redes de comunicação de dados implica uma adaptação permanente a novas e mais eficazes soluções tecnológicas. A optimização de algumas características tais como fiabilidade, velocidade de transmissão, integração de serviços, segurança e extensibilidade são actualmente motivo de investigação e desenvolvimento.
Nesta dissertação identificam-se, numa primeira etapa, as diferentes tecnologias de comunicação disponíveis, suas vantagens e desvantagens. Esta recolha de informação pretende dar ao leitor uma perspectiva alargada sobre potenciais soluções para o projecto e instalação de uma rede local.
A construção de infra-estruturas de comunicação deve contemplar ainda, para além dos mecanismo de comunicação, os sistemas de gestão. Neste trabalho procuram-se identificar e sintetizar os modelos associados a esta área (IETF/SNMP, OSI/CMIP, TMN). A influência da Internet faz-se sentir, inclusivamente, no âmbito da gestão de redes, pelo que foi realizado um levantamento de tecnologia que permite realizar a gestão com ferramentas da Internet (JMAPI, WBEM, CORBA)
Como corolário deste estudo desenvolveu-se um sistema de gestão baseado em SNMP e Java. Procurou-se neste trabalho dar prioritariamente resposta a requisitos como modularidade, utilização distribuída, interface de utilizador e tratamento automático da informação de gestão.