Atividade física e impacto em marcadores bioquímicos em diabéticos: revisão sistemática da literatura
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A diabetes mellitus é uma patologia crónica com grande expansão a nível mundial. Estima-se que o número
de portadores de diabetes aumente rapidamente nas próximas décadas devido ao envelhecimento da
população, obesidade, alimentação inadequada e inatividade física. A implementação de programas de
intervenção com ênfase na promoção da atividade física tem demostrado ser um ponto importante no
tratamento desta patologia já que permitem um melhor controlo da glicémia e perfil lipídico. Verificar
qual a efetividade da implementação de um programa de atividade física nos valores de glicémia e perfil
lipídico em portadores de diabetes mellitus tipo 2, incluindo pessoas com 60 ou mais anos. Revisão
sistemática da literatura publicada no período 2010-2015 na base de dados PubMed/Medline de acordo
com as orientações da Recomendação PRISMA e Colaboração Cochrane. Após a aplicação dos critérios
de inclusão foram selecionados 14 artigos de um total de 6600. Neles é evidente a influência positiva que
a implementação de programas de atividade física supervisionados baseados em exercícios aeróbios,
resistência, flexibilidade e combinados têm no controlo da glicémia e perfil lipídico em portadores
de diabetes mellitus tipo 2. De uma forma geral, os resultados obtidos permitem-nos verificar que a
implementação de programas de atividade física, que visem a prática regular desta de acordo com
informações cientificamente válidas são pilares fundamentais no tratamento e controlo metabólico da
diabetes mellitus tipo 2.
A diabetes mellitus é uma patologia crónica com grande expansão a nível mundial. Estima-se que o número de portadores de diabetes aumente rapidamente nas próximas décadas devido ao envelhecimento da população. Como tal é fulcral consciencializar as pessoas para a adoção de estilos de vida mais ativos. A implementação de programas de intervenção com ênfase na promoção da atividade
física tem demonstrado ser um ponto importante no tratamento desta patologia já que permitem um melhor controlo glicémico e perfil lipídico.
Objetivos: Verificar qual a efetividade da implementação de um programa de atividade física nos valores de glicémia e perfil lipídico em portadores de diabetes mellitus.
Metodologia: Revisão sistemática da literatura publicada nos anos 2010-2015 através da metodologia PICO na base de dados PubMed/Medline. Pretende-se responder à questão de investigação: "Qual a efetividade da implementação de um programa de atividade física nos valores de glicémia e perfil lipídico em indivíduos idosos portadores de diabetes mellitus?"
Resultados:Após a aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados artigos 13, de um total de 6600. Os artigos selecionados demostram que a implementação de programas de atividade física baseados em exercícios aeróbios, resistência, flexibilidade e combinados supervisionados melhoram significativamente
os níveis de glicémia e perfil lipídico.
Conclusão: A implementação de programas de atividade física de acordo com informações cientificamente válidas são pilares fundamentais no tratamento da diabetes mellitus devendo ser fomentada a sua implementação.
A diabetes mellitus é uma patologia crónica com grande expansão a nível mundial. Estima-se que o número de portadores de diabetes aumente rapidamente nas próximas décadas devido ao envelhecimento da população. Como tal, é fulcral consciencializar as pessoas para a adoção de estilos de vida mais ativos. A implementação de programas de intervenção com ênfase na promoção da atividade física tem demostrado ser um ponto importante no tratamento desta patologia permitindo um melhor controlo glicémico e perfil lipídico.
Objetivos: Verificar qual a efetividade da implementação de um programa de atividade física nos valores de glicémia e perfil lipídico em portadores de diabetes mellitus.
Metodologia: Revisão sistemática da literatura publicada nos anos 2010-2015 através da metodologia PICO na base de dados PubMed/Medline. Pretende-se responder à questão de investigação: “Qual a efetividade da implementação de um programa de atividade física nos valores de glicémia e perfil lipídico em indivíduos idosos portadores de diabetes mellitus?”
Resultados: Após a aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados 13 artigos de um total de 6600. Os artigos selecionados demostram que a implementação de programas de atividade física baseados em exercícios aeróbios, resistência, flexibilidade e combinados supervisionados, melhoram significativamente os níveis de glicémia e perfil lipídico.
Conclusão: A implementação de programas de atividade física de acordo com informações cientificamente válidas, são pilares fundamentais no tratamento da diabetes mellitus, devendo ser fomentada a sua implementação.
.