Efeito do sorriso na atribuição de competências aos profissionais de saúde Thesis uri icon

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  • O presente estudo visa avaliar o efeito do sorriso na atribuição de competências aos profissionais de saúde. Foram estudadas também as escolhas do tipo de sorriso nos diferentes grupos profissionais em análise e a influência nessas escolhas das varáveis género dos estímulos e dos respondentes, grupo etário e a classificação dos sorrisos em verdadeiros e falsos. Foi desenhado um estudo descritivo transversal com recurso à Escala de Percepção do Sorriso (Freitas-Magalhães, 2003). Solicitou-se aos participantes que efectuassem uma escolha, de entre 7 fotografias que representavam: Sem Sorriso e sorriso Fechado, Superior e Largo em versão verdadeiro e falso, para cada um dos grupos profissionais em estudo (Enfermeiros, Médicos e Psicólogos) após o que efectuavam o preenchimento da escala. A amostra é constituída por 265 participantes que se dividiam por três grupos etários: jovens, adultos e idosos. Os resultados permitem afirmar que existe relação estatisticamente significativa entre o tipo de sorriso escolhido e a atribuição de competências aos profissionais em estudo, verificando-se médias mais elevadas para as Competências Relacionais e de Comunicação Interpessoal do que para as Competências Afectivas. Permitem verificar, ainda, que o sorriso Fechado foi escolhido para todos os grupos profissionais e géneros dos estímulos o que invalida a hipótese que previa escolhas diferentes para grupos profissionais e géneros diferentes. No que diz respeito ao género e grupo etário dos respondentes, os resultados permitem verificar que existem diferenças significativas nas escolhas do tipo de sorriso efectuadas para os grupos profissionais Enfermeiro, Médica e Psicólogo determinadas pelo género e pelo grupo etário dos respondentes e que o mesmo não se verifica nos grupos profissionais Enfermeira, Médico e Psicóloga. Não se verificou preferência pelos sorrisos verdadeiros, verificando-se uma igual distribuição nas escolhas por verdadeiro e falso. This study aims at assessing the effect of smile on the acknowledgement of competences to health professionals. The perception of the type of smile in the different groups of professionals and the influence of the variables gender of stimuli and respondents, and age group, and the classification of smiles as true or false upon those choices were also considered. A cross-sectional descriptive study was designed based on the Smile Perception Scale (Freitas-Magalhães, 2003). The subjects were requested to select one among seven pictures representing Non-Smile, Closed Smile, Upper Smile, and Broad Smile, always as True and False, for each one of the groups of professionals in the scope of the study (Nurses, Doctors and Psychologists), and fill in the scale afterwards. The sample includes 265 subjects divided into three age groups: youngsters, adults, and elderly. The results obtained allow the conclusion that the relation between the types of smile selected and the acknowledgement of competences to the studied professionals is statistically significant. The higher averages correspond to Relational Competences and Interpersonal Communication, rather than to Affective Competences. They also allow the conclusion that the Closed Smile was the choice for all the groups of professionals and gender of stimuli, thus invalidating the hypothesis which predicted different choices for different professional groups and different genders. Concerning the gender and age group of respondents, the results allow the conclusion that there are significant differences in the choice of smile made for the male Nurse, female Doctor, and male Psychologist professional groups which were determined by the gender and age group of respondents and that this is not applicable to the female Nurse, male Doctor, and female Psychologist professional groups. The preference for true smiles was not confirmed and an equal distribution between choices for true and false was obtained instead. La présente étude vise à évaluer l’effet du sourire dans l’attribution des compétences aux professionnels de santé. Le choix des sourires a aussi été étudié dans les différents groupes de professions en analyse et l’influence de ces choix dans les variables genre de stimulus et ses répondants, le groupe étaire et la classification des sourires entre vrai et faux. Une étude descriptive transversal a été réalisée ayant recourt à l’Échelle de Perception du Sourire (Freitas-Magalhães, 2003). Les participants devaient choisir, entre 7 photographies ayant les représentations suivantes: Sans Sourire et sourire Fermé, Supérieur et Large dans la catégorie vrai et faux, pour chacun des groupes professionnels qui servaient d’étude (Infirmiers, Médecins et Psychologues) et après remplir l’échelle. Cet échantillon est constitué par 265 participants scindés en trois groupes étaires: jeunes, adultes et personnes âgées. Les résultats obtenus permettent d’affirmer qu’il existe une relation, statistiquement parlant, significative entre le type de sourire choisi et l’attribution des compétences aux professionnels de santé en question, permettant ainsi de vérifier des valeurs plus élevées en ce qui concerne les Compétences Relationnelles et Communication Interpersonnelle contrairement aux Compétences Affectives. Les résultats permettent aussi de considérer que le sourire fermé a été choisi pour tous les groupes professionnels et genres de stimulus, ce qui invalide l’hypothèse qui prévoyait des choix différents pour les groupes professionnels et genres différents. En ce qui concerne le genre et le groupe étaire des répondants, les résultats permettent d’observer qu’il existe des différences significatives dans les choix du type de sourire effectués par les groupe de professionnels de santé, Infirmier, Médecin femme et Psychologue, déterminées par le genre et par le groupe étaire des répondants et ceci ne se vérifie pas au sein des groupes de professionnels Infirmière, Médecin et Psychologue femme. Aucune préférence pour les sourires vrais n’a été vérifiée et la répartition des choix entre vrai et faux a été homogène.

publication date

  • January 1, 2008