A Internet, sobretudo a nova geração, perfila-se como panaceia para as
exigências de comunicação digital nos mais vastos domínios.
Na educação, e particularmente no ensino à distância, a via da "webização" não
ficou por explorar. À medida que o serviço WWW foi evoluindo, incorporaram-se
ferramentas de conferência multimédia distribuída que fomentam a interactividade e as
relações pró-humanas. As aplicações de comunicação em grupo são, cada vez mais,
representativas no rol de aplicações que usam a Internet mas, insipientes em sustentar o
seu desempenho devido a uma Qualidade de Serviço (QoS) limitada. Tais aplicações,
encontraram na tecnologia multicast uma aliada para a sua implantação e escalabilidade.
O suporte à tecnologia de difusão selectiva ou multicast encontra-se entre as
directivas para a concepção de redes informáticas da nova geração. Sendo uma
metodologia eficiente para comunicar em grupo, o multicast exponenciará o
desenvolvimento futuro das tecnologias de interligação e aplicacionais. Apesar do
tráfego de rede decrescer, a dimensão dos grupos e a heterogeneidade da Internet podem
colocar problemas de escalabilidade. Em ambientes com recursos variáveis, compete às
aplicações providenciar mecanismos de preservação da qualidade dos parâmetros
críticos da comunicação em grupo.
A capacidade de adaptação da QoS de uma aplicação em face dos recursos
disponíveis é um factor de qualidade dessa mesma aplicação. As aplicações de tempo
crítico tolerantes, como as videoconferências, são potenciais beneficiárias desta
inovação, no entanto, nem todas incorporam tecnologia adaptativa que lhes permita um
comportamento "consciente" perante a QoS prestada pela rede e pelo sistema final. A
adaptação, nestes casos, pode ser lograda com recurso a uma camada de middleware
multiplataforma, que tutelará a adjudicação ou limitação dos recursos de processamento
e interligação disponíveis para as aplicações.
No intuito de congregar todas estas contribuições tecnológicas, desenvolveu-se
uma plataforma adaptativa integrando ferramentas multicast de domínio público, sendo
esta aplicada a um sistema de educação à distância. Este sistema, baseado no serviço
WWW, está centrado no cliente (e-aluno), privilegiando as boas práticas pedagógicas e
a usabilidade pró-activa de meios telemáticos e multimediáticos. Os serviços
disponibilizados, incluindo as conferências multimédia multicast (CMM) interactivas
com QoS adaptada, são usáveis de forma integrada e transparente para o utilizador.
Tese de Mestrado em Informática, Especialização em Comunicações por Computador