Auto-estima e sintomatologia depressiva nos estudantes do ensino superior Chapter uri icon

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  • Avaliar a auto-estima dos estudantes do Ensino Superior Politécnico e identificar sintomatologia depressiva foram os objectivos deste estudo. Participaram 60 estudantes a frequentar o ensino superior na região interior Norte do País, dos quais 48 (80%) eram do sexo feminino. O questionário era constituído por três partes: informações sóciodemográficas, a Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES) e a escala do Center for Epidemiologic Studies Depression (CES-D). Na análise dos dados foi utilizado o (SPSS®) versão 16.0, e o estudo das características psicométricas das referidas escalas revelou uma consistência interna elevada e uma estrutura factorial, que explicava 59% e 70% da variância total, respectivamente da RSES e da CES-D. Dos participantes, 58,3% afirmou não praticar qualquer actividade física/desporto; 21,7% apresentava sobrepeso/obesidade e 3,4% apresentava magreza. Relataram ter consumido nos últimos 30 dias bebidas alcoólicas e tabaco, respectivamente 76,7% e 28,3% dos estudantes. Destes, 41,7% apresentavam valores de sintomatologia depressiva iguais ou superiores a 16, indicando os valores mais altos a ocorrência de um maior número de sintomas. No sexo feminino, a sintomatologia depressiva era significativamente mais elevada (t= 2,145 p<0,05). A prevalência de sintomatologia depressiva era elevada, com níveis significativamente superiores nas estudantes.

publication date

  • 2010