Estudo sobre o risco de incumprimento de crédito bancário nas empresas do setor comercial em S. Tomé e Príncipe: nível e seus determinantes
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
O presente trabalho tem como objetivo a estudar os fatores responsáveis pelo elevado índice de créditos bancários em incumprimentos no sistema financeiro santomense. De acordo com dados do Banco Central de São Tomé e Príncipe (BCSTP, 2012; 2013), o crédito bancário em incumprimento tem vindo a aumentar, sendo que o crédito concedido a empresas do setor comercial é o que apresenta maior percentagem de incumprimento em 2013.
Assim, desenhou-se um estudo exploratório, fazendo-se a caracterização do sistema financeiro santomense e dos riscos associados a este. Para dar resposta ao objetivo do trabalho que visa perceber o que justifica o elevado incumprimento pelos clientes bancários do setor comercial aplicou-se um inquérito por questionário aos comerciantes (foram obtidos 20 inquéritos) e aos gestores responsáveis da área de crédito das oito Instituições a operar no mercado santomense durante o mês de novembro de 2014.
Os resultados indiciam que os fatores que contribuem para o elevado nível de incumprimento, na opinião dos comerciantes, são “sistema judicial moroso” (60% das respostas com nível muito importante); taxas de juro elevadas (54%); instabilidade politica, cultura do país e prazos curtos de empréstimo (50%). Na opinião dos gestores bancários, o elevado nível das taxas de juro é um dos fatores que leva ao incumprimento, assim como a elevada instabilidade política, indo de encontro à opinião dos comerciantes. Os gestores também indiciaram que o elevado nível de incumprimento não é generalizado a todos os comerciantes (nomeadamente os pequenos comerciantes) mas um grupo restrito e por razões culturais e politicas (créditos que foram concedidos com o aval de alguns governos mas que com a instabilidade politica que se seguiu à concessão desses créditos, os clientes entraram em incumprimento).