Learning analytics na obtenção de indicadores de desempenho no ensino superior
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A disponibilização de grandes quantidades de informação associadas ao processo de ensino e aprendizagem
desafia os investigadores a explorar essa informação, no sentido de a partir de learning analytics obter indicadores que possam contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, nomeadamente em termos de resultados de aprendizagem e da relação dos estudantes com as instituições de ensino que
frequentam. Considerando que o insucesso e o abandono escolar trazem consequências muito negativas para um número elevado de jovens, procuramos obter indicadores associados a esses problemas, através da utilização de uma metodologia de natureza quantitativa e de procedimentos de análise documental,
analisando os dados de uma amostra de 1588 estudantes relativos às variáveis frequência de acessos ao ambiente virtual da instituição, número de presenças às aulas do tipo presencial, quantidade de unidades curriculares aprovadas e média das classificações nas unidades curriculares aprovadas. Dos resultados
obtidos salientamos que existe um grau de associação positivo, com correlação moderada, entre cada par das variáveis referidas. Após a organização da amostra em quatro grupos distintos, resultantes da divisão da amostra dos dados sobre o número de acessos ao ambiente virtual da instituição em quartis, constata-se que há diferenças significativas relativas ao número de unidades curriculares aprovadas, entre os grupos de maior número de acessos ao ambiente virtual de aprendizagem e os de menor número de acessos, com vantagem para os grupos com maior número de acessos.