CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA A MEDIÇÃO DE GASES E PARTÍCULAS NO INTERIOR DE INSTALAÇÕES SUINÍCOLAS E AVÍCOLAS Conference Paper uri icon

abstract

  • Com o crescimento populacional e a progressiva procura por produtos alimentares de origem animal, os setores da pecuária como a suinicultura e a avicultura, têm contribuído cada vez mais para a emissão de poluentes atmosféricos que resultam em grandes prejuízos para a saúde humana e o ambiente. Os gases mais frequentes no interior de instalações dedicadas à produção de suínos e aves de capoeira para corte são a amónia, o ácido sulfídrico e o dióxido de carbono. Além destes gases também podem ser encontradas elevadas concentrações de material particulado. A medição deste tipo de gases e partículas envolve equipamentos que possuem custos elevados que limitam a monitorização contínua destas instalações. Como consequência, não existem estudos detalhados sobre a avaliação da qualidade do ar nestes locais, utilizando equipamentos de baixo custo, nem sobre a sua implicação para a saúde dos trabalhadores e animais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é a construção e validação de um sistema de baixo custo que seja capaz de medir a qualidade do ar interior de instalações agropecuárias. Foram utilizados sensores semicondutores, eletroquímicos e ópticos, para a deteção dos gases de interesse, do material particulado, da temperatura e humidade relativa e usada uma plataforma de prototipagem rápida, Arduino, para o processamento dos dados. O dispositivo construído inclui ainda módulos de armazenamento, visualização dos dados obtidos e de comunicação que permitem o envio dos dados para um servidor remoto. O software foi desenvolvido com recurso à plataforma Arduino IDE. O dispositivo obtido apresenta gamas de medição adequadas aos locais a que se destina, bem como resolução e precisão que permitem a sua utilização neste âmbito. Além disso, o custo final do sistema é inferior a outros equipamentos de medição presentes no mercado. O presente sistema visa oferecer aos produtores suinícolas e avícolas uma plataforma de baixo custo, que seja capaz de medir as emissões produzidas no interior das suas instalações e conhecer as concentrações dos poluentes gerados nessas atividades agropecuárias.
  • Este estudo foi apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, Portugal) e FEDER ao abrigo do Programa PT2020 através do apoio financeiro ao CIMO (UID/AGR/00690/2013) e pelo projeto bilateral estabelecido entre o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).

publication date

  • June 2019