O objetivo deste estudo é demonstrar que a educação tradicional, baseada na teoria psicométrica, usa testes padronizados que causam insatisfações devido ao seu caráter seletivo e excludente. Enquanto que, a Teoria das Inteligências Múltiplas contesta essa abordagem, argumentando que a padronização favorece alguns alunos e prejudica outros. Referencial Teórico: Reunimos autores de referência na área específica, além de outros que, através de investigações mais recentes, têm desenvolvido estudos na atividade educacional, cultural e artística na comunidade, na área das artes, da cultura e suas relações neste domínio da educação, com enfoque direto no universo das inteligências aferidas, para serem potencializadas e reforçadas. Método: A metodologia adotada para esta pesquisa compreende um estudo de caráter quantitativo-qualitativo e descritivo, com recurso a um questionário (Inventário de Inteligências Múltiplas - IMM) com perguntas fechadas, desenvolvido num agrupamento de Escolas da Zona Norte de Portugal, em que participaram alunos (n=120) das diferentes tipologias de ensino: regular, profissional e programa para a inclusão e cidadania. Resultados e Discussão: Os resultados obtidos revelaram que as inteligências múltiplas mais desenvolvidas são a Corporal-Quinestésico e a menos desenvolvida, a aprendizagem Lógico-Matemática. Implicações da Pesquisa: As implicações práticas e teóricas desta pesquisa são diversas; entre elas, destaca-se a existência de inteligências múltiplas que se manifestam de forma equitativa. As implicações incluem a utilização desses dados para investigações futuras no campo da intervenção educativa para profissionais de diversas áreas, principalmente no estímulo e reforço desses indicadores e resultados. Originalidade/Valor: A presente investigação reveste-se de particular importância por munir educadores e outros profissionais, quer na formação inicial (ensino superior) e futuros professores, quer para profissionais que já se encontram no terreno e universo educacional, a intervirem de forma informada, adequada e consciente nestes domínios específicos.