O principal objetivo desta tarefa é a recolha dos resultados do trabalho realizado na Atividade 1 Desenvol- vimento de modelos e ferramentas para a reabilitação e melhoria do ambiente urbano em áreas industriais incluídas no projeto REHABIND.
Experiências recentes mostraram que a Inspeção Técnica de Edifícios e o Relatório de Avaliação de Edifícios têm sido instrumentos eficazes para melhorar o ambiente urbano, revitalizar cidades e impulsionar a ativida- de e o setor da reabilitação.
Contudo, a sua implementação limitou-se ao campo da construção residencial e deixaram de lado os espaços industriais que ocupam áreas muito significativas no tecido urbano.
Em Espanha os sucessos alcançados foram marcados por dois fatores principais: O desenvolvimento de mo- delos específicos de Inspección técnica de edificios (ITE) e Informe de evaluación de edificios (IEE), para uso geral e a existência de regulamentos que regulam e promovem sua aplicação.
A ausência de modelos específicos que abordem a problemática das Áreas Industriais com foco claro na sustentabilidade e nas referências normativas que podem ser aplicadas pelos municípios é o que torna essa atividade necessária e inovadora.
Para alcançar o objectivo proposto nesta tarefa é necessário:
- Desenvolver modelos que permitam avaliar a aptidão, por um lado, de infraestruturas e, por outro, de edi- fícios em áreas industriais, para que as atividades que eles acolhem sejam realizadas de maneira eficiente, sustentável, segura e interligadas às cidades em que as áreas industriais estão inseridas. A aplicação desses modelos resultará em ações de reabilitação apropriadas para cada área de intervenção.
- Disponibilizar ferramentas aos municípios que lhes permitam controlar as ações e tomar decisões com base nas informações fornecidas pela aplicação dos modelos.
- Facilitar um quadro regulamentar de referência que possa ser adotado pelos Municípios para coordenar e promover a reabilitação dessas áreas em colaboração com proprietários e industriais.
Para o desenvolvimento deste modelo, considerou-se necessário levar em consideração os seguintes fatores:
- Estado de conservação: verificação do projeto e inspeção visual do sistema estrutural dos armazéns indus- triais. Condição dos materiais e elementos de construção.
- Acessibilidade e espaços exteriores: modelos de acesso a espaços industriais e exteriores, incluindo aspec- tos da acessibilidade.
- Desempenho ambiental: modelo da gestão ambiental. Avaliação das práticas de consumo de matérias pri- mas: água e luz. Avaliação produção de resíduos. Indicadores de ecoeficiência.
- Eficiência energética: Opções para melhorar a eficiência energética focada em componentes transversais, considerando aspectos como iluminação, aquecimento ou equipamentos eletrónicos. Avaliação da possibili- dade de produção local de energia.
- Segurança contra incêndio: soluções e medidas existentes sobre segurança contra incêndio. Proposta de medidas de autoproteção.
- Acústica: condições acústicas no local de trabalho.
- Avaliação económica: Metodologias para avaliar o valor económico de imóveis e fatores de desvalorização.