Produção de biodiesel através de esterificação catalisada por líquidos iónicos
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
A contribuição dos combustíveis fósseis para o aumento da poluição ambiental, nomeadamente no que diz respeito à emissão de gases com efeito de estufa, o constante aumento dos preços do petróleo e a limitação das reservas destes combustíveis, têm incentivado a investigação de fontes alternativas de energia. No setor dos transportes, os biocombustíveis são uma das respostas ao problema energético e ambiental. O biodiesel, constituído por uma mistura de ésteres metílicos de ácidos gordos (FAME), é utilizado como substituto do diesel convencional, constituindo uma forma de independência para os países que não possuem reservas de petróleo, podendo ser produzido a partir de matérias-primas variadas, como óleos vegetais, gorduras animais, óleos alimentares usados e algas. Neste trabalho estuda-se a utilização de novos catalisadores, nomeadamente os Líquidos Iónicos (LI), como alternativa aos catalisadores tradicionais no processo de esterificação de ácidos gordos livres. A influência da utilização dos LI no processo de esterificação é estudada através da monitorização das propriedades do biodiesel produzido, pela determinação do índice de acidez por titulação ácido-base, e do teor de FAME através de cromatografia gasosa (GC-FID). Apresentam-se resultados experimentais obtidos com Metanossulfonato de 1-butil-3-metilimidazólio ([BMIM][CH3SO3]) e Cloreto de 1-butil-3-metilimidazólio ([BMIM][Cl]), modificados por incorporação de cloreto férrico, e utilizando diferentes proporções ácido oleico(AO)/metanol(M), 1/5, 1/10 e 1/15. Para ambos os LI estudados, verifica-se um aumento do rendimento da reação com o aumento da razão AO/M. Os valores dos rendimentos obtidos, variam entre 86.6% e 94.4% para o [BMIM][Cl] e entre 87.2% e 98.8% para o [BMIM][CH3SO3].
O constante crescimento populacional, com o consequente aumento das necessidades energéticas, tem levado à procura de novos métodos de produção de energia que possam competir com os atualmente existentes.
O biodiesel surge como alternativa ao diesel convencional assumindo vantagens, sendo um combustível de utilização segura, renovável, não tóxico, biodegradável e muito menos poluente. Além disso, representa uma importante estratégia de produção de energia, principalmente para países que não possuem reservas de petróleo.
Os Líquidos Iónicos (LI) proporcionam, entre outras aplicações, uma alternativa aos catalisadores mais utilizados (catalisadores alcalinos) que têm um rendimento menor e dificultam a separação dos componentes resultantes da reação, formando sabões de baixo valor comercial. Objetivos
Produção de biodiesel utilizando LI, modificados por introdução de cloreto férrico, como catalisadores na reação de esterificação.
Quantificar o rendimento da reação utilizando o valor do índice de acidez do biodiesel e caracterizar o biodiesel pela análise de GC-FID.