Ansiedade, Stress e Depressão Relacionados Com Perturbações do Sono-Vi¿ilia e Consumo de Álcool em Alunos do Ensino Superior uri icon

abstract

  • A transição normativa do ensino secundário para o superior apresenta vários desa os, nomeadamente a saída da casa familiar, o aumento de independência, alterações nos grupos sociais e um acesso aumentado a álcool e drogas. Alguns dos estudantes com estratégias de coping menos adaptativas para lidar com estas alterações, em muitos casos stressantes, podem estar em risco de desenvolver uma má qualidade de sono e comportamentos de risco no que diz respeito ao consumo de álcool. OBJETIVOS: Avaliar a ansiedade, stress e depressão relacionadas com distúrbios de sono e consumo de álcool em alunos do ensino supe- rior, bem como a relação entre a qualidade de sono, stress, ansiedade, depressão e consumo de álcool e as caraterísticas sociodemográ cas selecionadas. METODOLOGIA: Estudo, descritivo-correlacional e transversal. Amostra não probabilística e por conveniência de 158 alunos do ensino superior. Os instrumentos de avaliação foram o Alcohol Use Disorders Identi cation Test-AUDIT, o Índice de Qualidade de Sono de Pitts- burgh-IQPS e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress-EADS-21. RESULTADOS: A maioria dos estudantes (53.8%) demonstra uma má qualidade de sono apresentando níveis de stress, ansiedade e de- pressão superiores aos restantes. Uma maioria de estudantes (86.1%) tem um nível de consumo de álcool normal. Existe uma relação entre a qualidade de sono e o nível de consumo de álcool. CONCLUSÕES: Os resultados do estudo con rmam a necessidade da consulta de higiene do sono na Unidade de Psicologia Clínica do Insti- tuto Politécnico de Bragança, de forma a ir ao encontro das queixas evidenciadas nas perturbações no padrão do sono-vigília dos estudantes.

publication date

  • January 1, 2017