Qualidade de vida da grávida no terceiro trimestre. Resultados preliminares
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
No decorrer da gravidez acontecem transformações biológicas, sociais e pessoais que exigem da mulher uma preparação física, social e psicológica para vivenciar com qualidade de vida (Qdv) esta etápa.
Será que os desconfortos causados por todas estas alterações influenciam a perceção de qualidade de vida da grávida sem patologia no terceiro trimestre de gravidez? Este é um tema ainda pouco estudado, e por essa razão consideramos importante a análise desta temática.
Com o objetivo de avaliar a qualidade de vida da grávida, no terceiro trimestre de gravidez desenvolvemos um estudo descritivo e exploratório, ainda em curso, realizado numa amostra de grávidas, no terceiro trimestre, inscritas nas consultas de obstetricia da Unidade Local de Saúde do Nordeste, aprovado pela Comissão de Ética do referido hospital.
Avaliou-se a história obstétrica e a caraterização sociodemográfica das grávidas, através de um questionário de auto preenchimento elaborado para o efeito.
Para a avaliação da Qdv usamos a escala WHOQOL-Bref (versão em Português de Portugal do instrumento abreviado de avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde),o qual está dividido em quatro sub-dominios (Físico; Psicológico; Relações Sociais e Ambiente) e uma faceta geral de Qdv.
A recolha de informação foi realizada no mês de abril de 2013. Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente recorrendo ao programa Statistical Package for Social Sciences versão 21.
A amostra constituída por 34 grávidas, apresentava idades entre 23 e 41 anos, 73,5 % residiam na cidade, 44,1 % eram licenciadas, 70,6 % estavam empregadas, a média da idade gestacional foi 34,3 semanas, 55,9 % eram primigestas, 23,5 % não planearam a gravidez, 5,9 % com patologia prévia à gravidez e 14,7% com patologia decorrente da gravidez. A média de consultas realizadas foi 10,21.
Os resultados da aplicação da escala WHOQOL-Bref evidenciam uma correlação estatisticamente significativa em todos os seus subdomínios. Os valores de Alpha de Cronbach obtidos variam entre ,773 nos subdomínios físico e psicológico; no subdomínio social ,767 e ,829 no subdomínio meio ambiente.