O objetivo deste estudo é refletir sobre o perfil e desafios do corpo docente num contexto educativo tecnológica e humanamente desafiante, com o intuito de perceber a relevância e estatuto da carreia docente, assim como aferir e contextualizar o apelo e compromisso social desta profissão. Referencial Teórico: Reunimos teóricos, metodólogos, pedagogos e pensadores de referência afetos ao universo da educação e da pedagogia, com especial destaque para autores luso-brasileiros, europeus e hispano-americanos. Método: Revisão de literatura de matriz narrativa, buscando descrever ou discutir o estado atual do tema pesquisado. Resultados e Discussão: A tríade relacional entre a função, as missões e os desígnios da função docente ao longo dos tempos, cuja interseção conceptual-reflexiva abraça, expõe dificuldades e, essencialmente, aponta caminhos a serem trilhados em temos futuros por aqueles que (ainda) respondam ao apelo de abraçar uma carreira doente. Implicações da Pesquisa: Perspetiva-se, para futuro, determinadas considerações passiveis de reflexão e aprimoramento, com base da estrutura e base conceptual emanada dos autores (e obras) de referência que versam sobre a temática em debate e reflexão. Originalidade/Valor: A presente revisão promove, se forma singular uma reflexão sobre o passado (mais e menos recente) e o presente e, acima de tudo, identifica algumas questões a serem buriladas para futuro neste contexto e perante os desafios reais e atuais da profissão docente, num contexto socioeconómico e sociopolítico em transformação constante, o qual assenta, grandemente, na assunção da função conjetural da conciliação técnico-tecnológica com a interação e responsabilidade social do professor perante a sociedade.