Instabilidade lateral de vigas a temperaturas elevadas: determinação da temperatura crítica
Conference Paper
Overview
Research
View All
Overview
abstract
A resistência dos elementos de uma estrutura, quando submetidos a temperaturas elevadas, pode ser ver verificada no domínio da temperatura, definindo-se um valor crítico para a temperatura máxima quando o efeito das acções iguala o valor da resistência do elemento. Em elementos de viga não restringidos lateralmente, a temperatura crítica pode ser determinada em função do tipo de carregamento e grau de utilização, para uma situação de instabilidade por encurvadura lateral.
Neste artigo serão apresentados resultados experimentais de ensaios realizados em perfis metálicos IPEJ 00, resultados de simulações numéricas efectuadas com o elemento SHELLJ8I do programa ANSYS e resultados propostos pelo Eurocódigo 3, parte 1.2.
A resistência dos elementos de uma estrutura, quando submetidos a temperaturas elevadas, pode ser ver verificada no domínio da temperatura, definindo-se um valor crítico para a temperatura máxima quando o efeito das acções iguala o valor da resistência do elemento. Em elementos de viga não restringidos lateralmente, a temperatura crítica pode ser determinada em função do tipo de carregamento e grau de utilização, para uma situação de instabilidade por encurvadura lateral. Neste artigo serão apresentados resultados experimentais de ensaios realizados em perfis metálicos IPEJ 00, resultados de simulações numéricas efectuadas com o elemento SHELLJ8I do programa ANSYS e resultados propostos pelo Eurocódigo 3, parte 1.2.