Eficiência do investimentos versus qualidade da informação financeira: estudo para empresas cotadas em Portugal
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
O presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre a Eficiência do Investimento (EI) e a Qualidade da Informação Financeira (QIF) de empresas cotadas em Portugal. É utilizada a metodologia de Ren (2016) para o contexto português e é encontrada evidência de uma relação positiva entre a EI e a QIF. Assim, verifica-se que uma melhor QIF ajuda a limitar o excesso de investimento (sobreinvestimento) das
empresas e atenua o subinvestimento das mesmas, ou seja, a QIF está negativamente relacionada com o subinvestimento e com o sobreinvestimento.
O presente estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre a Eficiência do Investimento (EI) e a Qualidade da Informação Financeira (QIF) de empresas cotadas em Portugal. É utilizada a metodologia de Ren (2016) para o contexto português e é encontrada evidência de uma relação positiva entre a EI e a QIF. Assim, verifica-se que uma melhor QIF ajuda a limitar o excesso de investimento (sobreinvestimento) das empresas e atenua o subinvestimento das mesmas, ou seja, a QIF está negativamente relacionada com o subinvestimento e com o sobreinvestimento.