Conceções de aprendizagem e decisões curriculares para o 1.º ciclo do ensino básico Conference Paper uri icon

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  • No projeto apresentado, pretendemos estudar as conceções de ensino e de aprendizagem veiculadas pelos documentos curriculares oficiais para as áreas disciplinares do Estudo do Meio, Matemática e Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as que são partilhadas pelos professores na tomada de decisões respeitante à sua atividade docente. A investigação, que decorreu no período de 2010 a 2015, obedeceu a um plano que incluiu a realização de dois estudos (A e B), utilizando a metodologia qualitativa, assente preferencialmente na análise de conteúdo. No estudo A pretendemos identificar em documentos curriculares para as disciplinas referidas, numa primeira fase, os verbos e, numa segunda fase, as expressões que evidenciassem conceções de aprendizagem e de ensino veiculadas pela Administração Central. No estudo B auscultámos os professores sobre as suas conceções e decisões curriculares, recorrendo a entrevistas semiestruturadas. Como principais resultados do estudo A, identificámos vários verbos que traduziam níveis e subníveis da Taxonomia revista de Bloom. Verificámos, igualmente, que diferentes modelos de aprendizagem e de ensino (behaviorista, construtivista, cognitivista, tradicional) estavam representados nos diferentes documentos curriculares. No estudo B identificámos características gerais desses mesmos modelos, constatando que estes influenciam os discursos dos professores. Outro resultado refere-se à adaptação que os professores afirmam fazer das diretrizes definidas a nível nacional, ao contexto da sala de aula.

publication date

  • January 1, 2018