As dificuldades de aprendizagem – gerais ou relacionadas
com áreas cognitivas específicas – são manifestações frequentemente
ligadas a fatores de risco, que podem ser de origem física
ou sociocultural, que deverão ser abordados por meio de modelos
de intervenção adequados e teoricamente fundamentados, com
vistas a evitar o fracasso escolar. Os diferentes fatores de risco
e seus efeitos são atribuíveis a alguns fatores de grande escala.
Segundo inúmeras investigações internacionais (Abels; Hutman,
2015; Boyden; Dercon; Singh, 2015), o contexto sociocultural tem
influência direta no desenvolvimento, podendo gerar atrasos
significativos no desenvolvimento cognitivo desde os primeiros
anos de vida. Na categoria dos alunos definida como de "baixo
desempenho", as dificuldades são mais evidentes no campo linguístico,
mas também são identificadas deficiências importantes
na área da matemática (Geary; Hoard; Bailey, 2012).
Este trabalho foi apoiado pela Fundação para a Ciência e
Tecnologia no âmbito do projeto número UIDB/05757/2020 e pela
European Commission – Italian National Agency (Erasmus + Programme
– Strategic Partnerships for Schools Education) no âmbito
do Projeto SMILD com o número 2018-1–IT02–KA201–048274.