Estratégias inclusivas para o ensino da matemática: projeto SMILD Chapter uri icon

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  • As dificuldades de aprendizagem – gerais ou relacionadas com áreas cognitivas específicas – são manifestações frequentemente ligadas a fatores de risco, que podem ser de origem física ou sociocultural, que deverão ser abordados por meio de modelos de intervenção adequados e teoricamente fundamentados, com vistas a evitar o fracasso escolar. Os diferentes fatores de risco e seus efeitos são atribuíveis a alguns fatores de grande escala. Segundo inúmeras investigações internacionais (Abels; Hutman, 2015; Boyden; Dercon; Singh, 2015), o contexto sociocultural tem influência direta no desenvolvimento, podendo gerar atrasos significativos no desenvolvimento cognitivo desde os primeiros anos de vida. Na categoria dos alunos definida como de "baixo desempenho", as dificuldades são mais evidentes no campo linguístico, mas também são identificadas deficiências importantes na área da matemática (Geary; Hoard; Bailey, 2012).
  • Este trabalho foi apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto número UIDB/05757/2020 e pela European Commission – Italian National Agency (Erasmus + Programme – Strategic Partnerships for Schools Education) no âmbito do Projeto SMILD com o número 2018-1–IT02–KA201–048274.

publication date

  • 2023