How do tourists consume a rural wine destination in central Portugal? uri icon

abstract

  • O comportamento turístico espaciotemporal é influenciado por diversos fatores relacionados tanto com os turistas como com o destino. No entanto, por complexo que seja, compreender e, em certa medida, gerir a forma como os turistas se movem no espaço e no tempo é crucial para assegurar a qualidade da sua experiência, bem como a gestão eficaz e sustentável de destinos e atrações. No contexto do enoturismo, são raros os estudos sobre o comportamento espaciotemporal. O presente estudo utiliza dados empíricos recolhidos junto de turistas alojados em hotéis do território da Rota do Vinho da Bairrada (N= 116), combinando um estudo de rastreamento por GPS com um inquérito por questionário. Utilizando uma perspetiva temporal de análise, os dados de rastreamento por GPS foram mapeados para o estudo mais aprofundado dos movimentos dos turistas no terroir da Bairrada. Os resultados destacam as especificidades do consumo turístico no contexto das regiões vitivinícolas e fornecem informações relevantes para o planeamento do destino, conceção do serviço e marketing da Rota do Vinho da Bairrada.
  • Space-time tourist behaviour is influenced by numerous factors related both to tourists and the destination. Yet, however complex it may be, understanding and to some extent managing the way tourists move in space and time is crucial to ensuring the quality of their experience, as well as the effective and sustainable management of destinations and attractions. In the rural wine tourism context, studies on space-time behaviour are rare. The present study uses empirical data collected from tourists staying in hotels of the Bairrada Wine Route territory (N = 116), combining a GPS tracking study with a questionnaire survey. Using a time-geographical analytical approach, the GPS tracking data were mapped for a more detailed analysis of the tourists’ movements in the Bairrada terroir. The findings highlight specificities of tourist consumption in the context of rural wine regions and provide valuable insights for destination planning, service design and marketing of the Bairrada Wine Route.

publication date

  • December 2021