Linguística de corpus: teoria, perspetivas metodológicas e ensino das línguas uri icon

resumo

  • A Linguística de Corpus ancora-se num paradigma teórico que se caracteriza por uma abordagem empirista e por uma conceção da linguagem como um sistema probabilístico. Em Linguística, o empirismo é uma abordagem que concede estatuto primordial aos dados que provêm da observação da linguagem, geralmente agrupados sob forma de corpus, opondo-se ao racionalismo. O racionalismo baseia-se no estudo da linguagem a partir da introspeção, entendida como maneira de averiguar modelos de funcionamento estrutural e a formação do processo cognitivo da linguagem. Por conseguinte, verifica-se um antagonismo entre as posturas filosóficas características da concepção empirista e racionalista da linguagem, representadas pelos seus maiores vultos. Por um lado, Halliday, representante da concepção empirista, e, por outro lado, Chomsky, o maior vulto do racionalismo na Linguística. Há, no entanto, novas abordagens que devem ser consideradas. De todas estas concepções constituiu-se o maior número de trabalhos da linguística de corpus, nas áreas da lexicografia e terminologia – produção de dicionários, glossários, bases de dados terminológicas, etc.
  • A palavra ‛corpus’ reveste-se de ambiguidade, uma vez que diz respeito, por um lado, a um conjunto de dados e, por outro, a um conjunto de métodos. Em relação ao sentido de conjunto de dados, verifica-se que todos os linguistas são potenciais utilizadores de corpora, já que a Linguística é uma disciplina empírica. Os métodos sobre corpora, construídos a partir de simples concordâncias, são especialmente estatísticos e/ou probabilísticos. O contexto contemporâneo de ensino-aprendizagem das línguas impõe o desenvolvimento e a disponibilização de recursos didáticos, como as bases de dados que sirvam de suporte às exigentes e rigorosas práticas pedagógicas da conjuntura educativa do século XXI. Simultaneamente, este recurso permite ainda ao professor obter as competências necessárias para fomentar junto dos alunos uma atitude crítica e reflexiva sobre a língua, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de observação e análise da língua num processo de descoberta do seu sistema de funcionamento.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019