Uso da krigagem na avaliação da variabilidade espacial de atributos físicos do solo com diferentes tipos de preparo inicial
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resumo
A técnica geoestatística, moderada pelo semivariograma e krigagem, permite obter um
diagnóstico específico dentro de um talhão, que poderão requerer intervenções de manejos
específicas. Tais informações são importantes para tomadas de decisão aquando do preparo do
solo. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar a variabilidade espacial de algumas propriedades
físicas do solo antes e depois de seu preparo inicial com diferentes trações e implementos
agrícolas. O ensaio foi instalado na Quinta do Poulão da Escola Superior Agrária de Bragança,
Portugal (41°46’49.53’’N 6°47’57.50’’O) em um Fluvisssolo Êutrico de aluvião. O experimento foi
conduzido no mês de janeiro de 2018 em umaárea experimental com a cultura de milho (Zea
mays) e foi dividida em 6 subparcelas de 60 m2: Tração animal + Arado (T1); Tração animal +
Escarificador (T2); Tração animal + Arado + Escarificador (T3); Tração motorizada + Arado (T4);
Tração motorizada + Escarificador (T5); Tração motorizada + Arado + Escarificador (T6). Foi
confeccionada uma malha geoestatística composta por 48 pontos amostrais. Foi analisada a
densidade do solo (DS), resistência do solo à penetração de raízes (RP) e Umidade gravimétrica
(UG) em três profundidades: 1. 0‐0,05 m; 2. 0,05‐0,10 m; 3. 0,10‐0,20 m. Foi avaliado o grau da
dependência espacial (ADE) e, por meio da krigagem, os mapas detalhados da variabilidade
espacial dos atributos. A DS3, UG1, UG2 e UG3 apresentaram efeito pepita puro, ou seja, não
mostraram dependência espacial entre os pontos amostrais. A DS2 mostrou maior r2 (0,710) e a
RP3 maior ADE (85,5%). Os mapas tornam evidente que as subparcelas T2 e T5 estavam mais
compactadase o preparo apenas com escarificador não influenciou os atributos estudados. Já a
combinação dos implementos com tração motorizada revelou um efeito expressivo ao diminuir a
densidade do solo na profundidade de 0‐0,10 m. Conclui‐se que o tratamento com tração
motorizada e escarificador teve influência mais evidente nos atributos estudados na profundidade
de 0‐0,10 m e que, em futuros manejos precisos, as subparcelas T2 e T5 devem receber maiores
preparos, com uso dos dois implementos.