Motivação dos profissionais numa equipa de cuidados de saúde primários
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A satisfação dos profissionais, é uma área complexa e de difícil avaliação mas, ao mesmo tempo, incontornável. Esta afeta um grande número de comportamentos na organização e contribui para os níveis de bem-estar dos trabalhadores e no caso de colaboradores organizacionais pode bem influenciar o seu desempenho e produtividade (George& Jones, 2004, citados por Pereira, 2010).
Avaliar a satisfação e motivação profissional dos profissionais num centro de saúde da Unidade Local de saúde do Nordeste e propor medidas que possam contribuir para a melhoria progressiva dos profissionais de saúde.
Exploratório, descritivo e transversal, de natureza quantitativa. A variável dependente é a satisfação profissional, tendo esta sido operacionalizada em sete dimensões. O instrumento de colheita de dados foi um questionário, adaptado aos profissionais de saúde.
Os inquiridos têm expectativas elevadas em relação a todas as dimensões dotrabalho, estando globalmente bastante satisfeitos. As dimensões onde revelam maior satisfação pertencem às dimensões: Status e Prestígio, Relacionamento Profissional/Utente e Equipa e nas Condições de Trabalho e Saúde. Por grupos profissionais os mais satisfeitos são os técnicos de saúde e os menos satisfeitos os enfermeiros.
Concluímos que os factores que mais contribuem para a satisfação são factores intrínsecos e os factores que provocam mais insatisfação são Segurança no Emprego e a Remuneração.
Assim propomos como estilo de gestão, a liderança situacional adaptada a cada profissional e equipa, em função do desenvolvimento individual, adaptando o estilo a situação: direcção, coaching apoio e delegação.