Satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde diferenciados! Conference Paper uri icon

abstract

  • A satisfação dos utentes, é hoje entendida como elemento chave no âmbito da gestão dos cuidados de saúde, preocupação de gestores e Ordem dos Enfermeiros, reflexão importante na tomada de decisão. Considerando a satisfação do utente como um indicador da qualidade e pedra de toque na avaliação dos cuidados prestados. Estudo descritivo exploratório, abordagem quantitativa, amostragem não probabilística acidental, amostra obtida a partir de uma população alvo de 162.318 utentes, erro amostral de 4,16%, constituída por 554 utentes das unidades hospitalares da ULSNE. Colheita de dados realizada entre 15 de agosto e 15 de setembro de 2012. O questionário é composto por duas partes: a primeira com dados sociodemográficos/clínicos a segunda composta pela escala “Satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem no hospital – SUCECS21” (Ribeiro, 2003). A amostra foi de 554 utentes, 50.4% do género feminino, (42,6%) tem entre 51 a 75 anos, casados (62,8%) e 62,8% residem em meio urbano. Apenas (24.1%) possui algum tipo de habilitação literária. Situação laboral (69%) são reformados. A (55.2%) esteve internada na Unidade Hospitalar Bragança, (26.9%) em Mirandela e (17.9%) em Macedo de Cavaleiros. As unidades com mais internamentos são medicina com 229 participantes (41.3%), cirurgia com (20.8%), ortopedia com (10.1%) e psiquiatria com (7.2%). O motivo de internamento foi operacionalizado de acordo com o respetivos sistemas do corpo humano. O motivo mais frequente foi o sistema digestivo, endócrino ou metabólico, com (19.7%) inquiridos; sistema respiratório, com (15.6%) inquiridos e sistema nervoso ou alteração do comportamento, com (13.9%) inquiridos. Existe relação entre as variáveis idade, habilitações literárias, estado civil, local de residência, hospital e motivo de internamento e a satisfação dos utentes face aos cuidados de enfermagem. Há diferenças estatisticamente significativas entre a satisfação dos utentes com os cuidados enfermagem no hospital: género, situação laboral e profissão. O estudo constitui-se como uma mais-valia facultada aos gestores hospitalares que permitirá uma tomada de decisão sólida e refletida, face à gestão dos recursos humanos definindo estratégias promotoras da satisfação dos utentes face aos cuidados de enfermagem, indicador de resultado que que consubstancia qualidade.

publication date

  • January 1, 2015