Comportamentos diários (24 horas) de crianças em idade pré-escolar durante o confinamento geral (COVID-19) Conference Paper uri icon

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  • Este estudo teve como objetivo caracterizar e determinar a proporção de crianças que cumpre as recomendações relativas aos comportamentos diários (24horas) durante o confinamento, devido à COVID-19. Participaram 121 crianças do pré-escolar (3,20-6,40 anos) da região de Bragança (64 raparigas, 57 rapazes). Foi preenchido um questionário online pelos pais durante o período de confinamento para recolher dados acerca das seguintes variáveis (durante a semana (SM) e fim de semana (FDS)): horas a ver televisão (TV em estudo/lazer), horas no computador (PC em estudo/lazer), horas em atividade física (AF em casa/ao ar livre) e horas de sono. Foram utilizadas as recomendações diárias para crianças da OMS (2019): <1h em atividades de ecrã; >10h de sono e >2h AF. Os dados demonstram que as crianças despendem mais tempo à SM a ver TV em estudo (1,03±0,86 vs. 0,70±0,78) e no PC em estudo (0,90±0,92 vs. 0,69±1,01) do que ao FDS (p<0,01; p=0,002, respetivamente); e, mais tempo ao FDS em AF ao ar livre (1,74±1,27 vs. 1,32±0,88) e horas de sono (10,30±1,24 vs. 9,97±1,17) do que à SM (p<0,01). Relativamente às recomendações da OMS verifica-se que durante o confinamento 81,8% das crianças cumpriram as recomendações para a AF, 64,5% para o sono e apenas 6,6% para o tempo em atividades de ecrã. Concluindo, durante o confinamento motivado pela pandemia COVID-19, as horas de exposição ao ecrã parecem ser a variável que carece de maior atenção em estudos de intervenção em crianças do pré-escolar.

publication date

  • January 1, 2021