Comprometimento organizacional dos professores do ensino superior público: um estudo de caso de uma instituição localizada no Nordeste de Portugal
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As instituições de ensino superior estão na base do desenvolvimento social e económico das Economias, na formação de
recursos humanos (Nawaz et al., 2020) e na evolução e expansão do conhecimento científico. Entender as necessidades e
os desejos dos professores e demais colaboradores é essencial (Carlos & Rodrigues, 2012) para garantir o seu
crescimento e sobrevivência (Leite et al., 2015).
Objectivos
Pretende-se determinar o nível de Comprometimento Organizacional (CO) dos professores de uma instituição de Ensino
Superior Pública e identificar fatores que contribuem para reduzir o nível de CO.
Metodologia
É um estudo transversal, aplicando um questionário que incluiu o modelo tridimensional desenvolvido por Meyer e Allen
(1991), tendo obtido 76 respostas.
resultados
A maioria era do género feminino, categoria Professor Adjunto (51,3%) e com vínculo a tempo indeterminado (61,8%).
Exerciam as suas funções letivas e de investigação em diversas áreas científicas, designadamente, Tecnologias e Gestão
(26,3%), Saúde (25,0%), Educação (23,7%), Agrária (21,1%), Comunicação, Administração e Turismo (3,9%). A idade dos
professores estava compreendida entre os 30 e os 66 anos, com média de 49,5 anos (DP = 8,05). O tempo de serviço foi
em média, de 20 anos (DP = 10,18). Os resultados obtidos refletem uma boa consistência interna do modelo (Alfa de
Cronbach > 0,7), registando-se um comprometimento organizacional moderado nas três subescalas (afetiva, calculativa e
normativa) e no modelo global. Foram identificados 7 fatores que mais contribuem para diminuir o nível de CO, 4 fazem
parte da dimensão normativa e 3 estão associados à dimensão calculativa.
conclusões
Recomenda-se a implementação de medidas convincentes, produtivas e eficazes por parte da Gestão da Instituição de
Ensino Superior e do Governo Central, em especial, no que diz respeito à evolução da carreira docente
Palavras-chave : Comprometimento organizacional, Ensino superior, Professores, Organizações públicas