Fatores de sucesso na implementação de sistemas de gestão de destinos
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
O turismo é a atividade económica onde o negócio eletrónico é mais utilizado não apenas no que
diz respeito à recolha de informação mas também na transação de serviços. Os Sistemas de Gestão
de Destinos têm sido referidos nos últimos anos como sendo a infraestrutura de tecnologias de
informação e comunicação das Organizações de Gestão de Destinos (World Tourism Organization,
2001). Não está ainda claro na literatura quais são os fatores de sucesso na implementação destes
sistemas. O presente artigo pretende apresentar o quadro conceptual de uma investigação onde se
espera conseguir definir quais os fatores que estão na base do sucesso destes sistemas. O modelo de
investigação assenta no pressuposto de que os referidos fatores de sucesso se encontram em três
esferas de atuação: a dinâmica de implementação do sistema no seio de uma Organização de
Gestão de Destinos, as próprias especificidades do Sistemas de Gestão de Destinos e a envolvente
organizacional inerente ao destino.
Tourism is the economic activity where e-business is most used not only in what concerns
collecting information but also in what concerns trading services. Destination Management
Systems have been referred in last decades as the ICT infrastructure of a Destination Management
Organization. It is not yet clear in literature how these systems can be implemented in a sustainable
way. The main purpose of this study is to present a conceptual framework where destination
management systems sustainability fit in three spheres of action: the dynamics of the system
implementation within a destination management organization, the very specific features of those
destination management systems and the organizational environment in the destination.