Fatores de sucesso na implementação de sistemas de gestão de destinos Conference Paper uri icon

abstract

  • O turismo é a atividade económica onde o negócio eletrónico é mais utilizado não apenas no que diz respeito à recolha de informação mas também na transação de serviços. Os Sistemas de Gestão de Destinos têm sido referidos nos últimos anos como sendo a infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação das Organizações de Gestão de Destinos (World Tourism Organization, 2001). Não está ainda claro na literatura quais são os fatores de sucesso na implementação destes sistemas. O presente artigo pretende apresentar o quadro conceptual de uma investigação onde se espera conseguir definir quais os fatores que estão na base do sucesso destes sistemas. O modelo de investigação assenta no pressuposto de que os referidos fatores de sucesso se encontram em três esferas de atuação: a dinâmica de implementação do sistema no seio de uma Organização de Gestão de Destinos, as próprias especificidades do Sistemas de Gestão de Destinos e a envolvente organizacional inerente ao destino.
  • Tourism is the economic activity where e-business is most used not only in what concerns collecting information but also in what concerns trading services. Destination Management Systems have been referred in last decades as the ICT infrastructure of a Destination Management Organization. It is not yet clear in literature how these systems can be implemented in a sustainable way. The main purpose of this study is to present a conceptual framework where destination management systems sustainability fit in three spheres of action: the dynamics of the system implementation within a destination management organization, the very specific features of those destination management systems and the organizational environment in the destination.

publication date

  • January 1, 2013