Estratégia de marketing aplicada a um empreendimento turístico
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Visão geral
resumo
O turismo em Portugal tem vindo a ganhar uma crescente notoriedade nos últimos
anos, com particular destaque para o setor da hotelaria. Devido ao aumento da
procura neste setor, surgiram novas infraestruturas associadas à atividade turística.
Desta forma, verifica-se o alargamento do interesse dos consumidores turísticos a diferentes
tipos de alojamentos, entre os quais o turismo de habitação. Por outro lado, o
aumento da competitividade neste setor reflete a importância de conhecer as necessidades
dos clientes. Neste âmbito, a aplicação do marketing ao setor turístico, permite
aproximar os proprietários aos seus clientes, direcionando os canais de distribuição de
modo a atrair clientes motivados pela oferta, promovendo a fidelização e recomendação
do serviço. Com o dinamismo concorrencial do mercado, a estratégia de marketing
mostra-se fundamental para melhorar a performance das empresas. Assim, o objetivo
deste trabalho foca-se na análise estratégica de marketing aplicada a uma unidade de
alojamento de Turismo de Habitação, no sentido de identificar e potenciar vantagens
competitivas que vão ao encontro dos seus valores enquanto agente económico. As
principais conclusões resultantes deste estudo enfatizam a falta de profissionais ligados
ao marketing na empresa, de modo a desenvolver uma estratégia adequada e potencializar
os recursos disponíveis. Foi possível verificar um conjunto de debilidades ao
nível da definição da missão e da visão da empresa, da gestão da informação sobre os
vários stakeholders, bem como uma desadequada política de promoção e comunicação
da empresa. Finalmente, foi definido um plano com propostas de ação que permitam a
mitigação dos problemas identificados.