Adolescentes: autoimagem e nivel social e económico Conference Paper uri icon

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  • Premiado: 1º. Lugar
  • São vários os fatores que podem influenciar o processo de formação da imagem corporal entre eles, o género, a idade, nível social e económico. Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre o nível social e económico e a autoperceção da imagem corporal em adolescentes. Métodos: Investigação de natureza transversal. Após solicitada a autorização de participação aos responsáveis pelos adolescentes, foram distribuídos, no ano letivo 2010/2011, em contexto de sala de aula, 320 questionários a estudantes, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, que frequentavam o 2º ciclo de escolaridade de uma Escola localizada no Concelho de Vila Nova de Gaia, Porto. Para avaliar a perceção da autoimagem corporal utilizou-se a Escala de Silhuetas proposta por Tiggemann & Wilson-Barret (1998). O nível social e económico foi determinado através da Classificação Social Internacional estabelecida por Graffar. Dos adolescentes que participaram nesta investigação, 77 eram do género feminino. Uma parte significativa dos adolescentes apresentou sobrepeso (24,2%) ou obesidade (18,3%). Os resultados permitiram verificar que a imagem corporal esteve associada ao género (Χ2= 54,121; p= 0,046 <0,05), ao Índice de Massa Corporal (Χ2=48,291; p=0,000 <0,05) e ao nível social e económico (Χ2=6,273; p=0,043 <0,05) Por um lado, foram os adolescentes do género feminino que apresentaram, em maior número, insatisfação corporal por excesso de peso ou obesidade. Por outro lado, observou-se que os adolescentes de nível social e económico mais elevado apresentaram maior satisfação com a sua imagem corporal e menor Índice de Massa Corporal em comparação com os adolescentes de nível social e económico mais baixo.As condições sociais e económicas em que os adolescentes estão integrados influenciam a sua autoimagem. Neste sentido, destaca-se o papel da escola e da família na educação destes jovens, acompanhando-os e ajudando-os na compreensão e gestão das suas emoções.

publication date

  • January 1, 2012