O Balanced Scorecard e a sua aplicação às instituições de ensino superior público
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A gestão de uma organização, na actualidade, é por si só um grande desafio. Os
sistemas tradicionais de informação para a gestão não permitem responder a esse
desafio, dado que apresentam várias debilidades e insuficiências.
O Balanced Scorecard poderá então ser um instrumento de gestão estratégica
imprescindível. A formulação dos objectivos, das iniciativas estratégicas, das metas e
dos indicadores, pelas quatro perspectivas e considerando as relações causa-efeito
entre elas, permite uma gestão mais consentânea com a nova realidade.
A utilização do Balanced Scorecard é já uma realidade em várias organizações da
administração pública de todo o mundo. Algumas, consideram que este instrumento
permite melhorar o planeamento estratégico e consequentemente cumprir a missão.
As instituições de ensino superior público, que regra geral possuem uma fraca
cultura de gestão estratégica, têm também a possibilidade de, através da utilização do
Balanced Scorecard, melhorar o seu desempenho. Desta forma, e considerando que,
nestas instituições não é normal a sua utilização, verifica-se a necessidade de
desenvolver um modelo, com as necessárias adaptações, que permita a comunicação,
clarificação e gestão da estratégia.
Neste trabalho, após uma revisão de literatura, desenvolveu-se o Balanced
Scorecard para a Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, pois
verificou-se, através da análise dos resultados do estudo empírico, que existia uma fraca
cultura estratégica. Neste sentido, definiram-se os objectivos estratégicos e os
indicadores para as diferentes perspectivas (cliente, social, processos internos,
aprendizagem e crescimento e responsabilidade financeira e orçamental), considerando
as relações de causa-efeito entre elas. Apresentaram-se também as acções
estratégicas, que permitirão cumprir a sua missão. O modelo criado, com as cinco
perspectivas, centra a gestão estratégica da instituição no aluno (cliente), relega para
segundo plano a perspectiva de responsabilidade financeira e orçamental e destaca o seu impacto social. Nowadays managing an organization is a considerable challenge. Traditional
management information systems do not provide an appropriate response to such a
challenge as they contain numerous weak points and deficiencies.
The Balance Scorecard can thus be an indispensable strategic management tool.
Identification of objectives, strategic initiatives, goals and indicators, through all four
perspectives and taking into account their cause-effect relation, allows for a kind of
management that is more in tune with the new reality.
Usage of the Balanced Scorecard is already a fact in many Public Administration
management organizations all over the world. Some of those organizations believe this
tool enables them to improve strategic planning and fulfilment of their mission.
State higher education institutions, by norm stage of poor strategic management
culture, can now improve their performance by using Balanced Scorecard. Due to the
fact that this practice is not common in these institutions, it becomes necessary to design
a model that includes the necessary adaptations in order to allow communication,
clarification and management of the strategy.
In this document, and after a literature revision, a model Balanced Scorecard was
developed for the Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança, since it was
verified that the existing strategic culture was rather poor. With this in mind, strategic
objectives and indicators were set out for the different perspectives (client, social,
internal processes, learning and growth, and financial and budgetary responsibility),
taking into account their cause-effect relation. Strategic actions geared towards mission
accomplishment were also presented. The conceived model containing all five
perspectives, concentrates the strategic management of the institution on the student
(client), and relegates the financial and budgetary perspective to second level while
highlighting its social impact.