As tecnologias no ensino do design Conference Paper uri icon

abstract

  • Atualmente vive-se numa sociedade de informação e de conhecimento. Cada vez mais é pelo uso de tecnologia que se concretizam importantes trocas de informações e comunicações, a partir das quais a sociedade moderna se constitui como uma complexa comunidade que se movimenta à procura de mais conhecimento. São analisadas novas formas de agir para procurar responder a cenários emergentes e que se enquadrem com as mais recentes inovações tecnológicas, e possibilitem aplicações cada vez mais sofisticadas, tendo por objetivo permitir e facilitar o acesso a recursos de todo o tipo, independentemente da sua natureza ou localização física. Isto reflete-se em áreas tão distintas como o comércio, a medicina, a economia, e até mesmo nas próprias relações interpessoais. No ensino superior são igualmente colocados desafios, no sentido da modernização, eficácia e flexibilidade dos processos educativos, procurando-se a sua democratização com a globalização do saber, através da exploração das potencialidades das novas tecnologias, com a quebra de fronteiras espácio-temporais, oferecendo igualdade na oportunidade de aprender, anulando barreiras culturais, sociais, políticas, religiosas e económicas. A inclusão de uma diversidade de soluções tecnológicas que permitem o ajuste à situação de aprendizagem, ao objeto de estudo, à natureza do grupo e ao tipo de trabalho a realizar bem como a possibilidade de maximizar o desempenho são hoje apresentados como desafios pedagógicos para alunos e professores. Neste artigo, expõem-se considerações teóricas sobre a utilização de tecnologias na educação escolar e apresentam-se experiências de aprendizagem realizadas no Ensino Superior na área do Design com o recurso a tecnologias de desenho digital para a concretização de propostas de trabalhos práticas tendo como objetivo analisar o impacto da sua utilização nomeadamente na criatividade, realização dos projetos e autonomia dos alunos.

publication date

  • January 1, 2020