Promoção de estilos de vida saúdaveis em crianças da Educação Pré-Escolar
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
O programa PéAtivo teve como objetivo principal a promoção da actividade física em crianças a frequentar a educação pré-escolar, de forma a tentar evitar a tendência do estilo de vida sedentário que se tem vindo a instalar entre as crianças mais jovens.
O programa decorreu durante o ano letivo de 2015/2016, onde ocorreram duas deslocações ativas (a pé) por semana para o Jardim de Infância, uma sessão/semana lúdico-motora com a duração de 60 minutos e uma sessão mensal de aconselhamento/acompanhamento geral de saúde, dirigida aos encarregados de educação.
A amostra era constituída por 39 crianças com idades entre os 4 e os 6 anos. Foi medida a percentagem de massa gorda (%MG), a estatura e peso dos sujeitos e posteriormente calculado o seu índice de massa corporal (IMC). Aplicou-se também um questionário onde os encarregados de educação referiram o número de horas que os seus filhos assaram frente a um ecrã, durante a semana e aos fins-de-semana.
De acordo com os valores de baseline, as meninas apresentaram um (IMC) de 16,32±2,07 e de percentagem de massa gorda (%MG) de 23,95±2,85, já os meninos tinham um IMC=16,08±1,37 e %MG=21,78±2,53. Os meninos passaram, em média 1,25±0,95 horas por semana a ver televisão (TvSem) e as meninas 1,46±0,64 horas por semana, tendo esses valores aumentado durante os fins-de-semana (TvFds) para 2,05±1,01 horas para os meninos e 1,94±0,85 horas para as meninas.
Conclusão: É esperado que no final desta intervenção as crianças apresentem menos comportamentos sedentários.