O solo, um recurso natural não renovável, é a base da
produção de alimentos e de numerosos bens e serviços dos
ecossistemas que são indispensáveis para a vida humana. É o
grande armazém de carbono das terras emergidas do planeta
Terra, pelo que o seu papel, é decisivo na regulação de gases com
efeito de estufa, contribuindo assim para a mitigação e
adaptação às alterações climáticas. É também o grande filtrador
do ar, da água e dos resíduos, atuando como um autêntico
biorreator, pois praticamente todos os resíduos terminam de se
decompor no solo. O ciclo da água e dos nutrientes que têm lugar
no solo são o melhor exemplo de economia circular. No entanto,
nada disto seria possível se não existisse uma enorme
biodiversidade, ainda que desconhecida (sendo apenas conhecida
1%), que habita no solo e que contribui para todas estas funções
dos ecossistemas.
A gestão sustentável dos solos é essencial para prover de
água, alimentos, fibras e combustíveis aos cidadãos, sem pôr em
risco os outros serviços dos ecossistemas, nomeadamente a
regulação climática, a filtração e a depuração das águas, o
controlo da erosão, a polinização e a conservação da
biodiversidade.
Assim, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, destacam a necessidade de recuperar os solos degradados
e de melhorar a sua saúde para o benefício de toda a sociedade,
ao reconhecer o papel do solo nos objetivos do Millennium: ODS2
- Produtividade sustentável, ODS6 - Disponibilidade de água no
solo, ODS11 - Poluição do solo, ODS 12 - Uso sustentável de
fatores de produção agrícola, ODS13 - Captura de Carbono no solo
e ODS15 - Degradação do solo.
Nesse sentido, esta Guia para educadores “O SOLO NA
ESCOLA” elaborado por jovens investigadores de diferentes
países no contexto do Dia Mundial do Solo em Portugal tem por
objetivo aproximar o conhecimento e a importância do solo para
famílias, crianças e escolas de uma forma educativa,
participativa e divertida.
A guia estrutura-se em 10 atividades que podem ser
desenvolvidas pelos educadores nas escolas.
Damos-lhe as boas-vindas à primeira atividade Vem pintar
com o solo!, onde apresentamos o solo com as suas diferentes
cores, minerais e texturas. A seguir, na atividade Água limpa,
comida boa! podem observar-se como alguns contaminantes
ficam retidos nas diferentes camadas do solo e como a água é
limpa no processo de infiltração através da coluna do solo; a
seguir, na atividade Cuidado solo, com a erosão!, pode observar-
se o que acontece quando o solo não está protegido pela
vegetação e sofre processos erosivos: perdemos solo e qualidade
da água. As atividades a seguir foram pensadas de acordo com o
lema do Dia Mundial do Solo de 2022 “Solos: onde a alimentação
começa”. Inicia-se uma viagem pelo processo de decomposição
dos restos orgânicos, os biorresíduos, desde o nosso compostor
doméstico em casa ao solo; na atividade Compostagem: quando
a comida se transforma em solo! participamos na construção de
um compostor doméstico e aprendemos como fazer a
compostagem em casa. De seguida, na atividade O solo: nasce e
cresce!, observamos como as plantas crescem nos vasos que
contêm o composto orgânico e como os compostos respiram.
E os solos, têm vida? Para responder a esta pergunta, na
atividade O solo também respira!, pode comprovar-se como nós
respiramos e como respiram os solos. Estão vivos!. Na atividade
a seguir, Bichos: os amigos do solo! observamos de perto os
organismos que vivem no solo e tornam possível que os nutrientes
dos biorresíduos, uma vez compostados, possam ser absorvidos
pelas plantas, permitindo obter alimentos seguros e de
qualidade!
No âmbito do Dia Mundial do Solo, cujo tema principal
para este ano de 2023 é destacar a importância da relação entre
os solos e a água, apresentam-se as atividades a seguir. A
atividade Argila, limo ou areia: quem “bebe” água mais rápido?
observamos que as partículas que formam os solos influenciam na
sua capacidade de retenção de água. Enquanto na atividade Em
qual solo cabe mais água? destacam-se os poros onde a água pode
ser armazenada. Para finalizar, esta Guia para educadores finaliza com um
jogo para as crianças e escolas participantes: o jogo do Solo
onde, de forma interativa e divertida, reforçamos os
conhecimentos adquiridos nas oficinas desenvolvidas para
comemorar o Dia Mundial do Solo.