publicações selecionadas
- 
                
artigo de revista
- A perspetiva CTSA nos manuais escolares de ciências: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. EduSer. 2018
 - What improvements have been archived regarding Science Education from Environment Science-Technology-Society approach in the new Spanish official curriculum of Primary Education?. Revista Eureka. 2018
 - History of Science in Didactic Books of Physics of the 1st Year of High School in Brazil. Revista Thema. 2017
 - Las relaciones entre ciencia, tecnología, sociedad y ambiente, en los libros de texto de educación primaria: un estudio comparativo entre Portugal y España, antes de las últimas reformas educativas. Revista Eureka. 2017
 - Micróbios: vilões ou heróis?. Revista de Ciência Elementar. 2016
 - Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências. Cadernos de Pesquisa. 2016
 - Integração de conteúdos CTSA no currículo e nos manuais escolares portugueses de ciências do 2.ºCEB: que relação de continuidade/descontinuidade?. Indagatio Didactica. 2016
 - Educación Científica con enfoque Ciencia-Tecnología-Sociedad-Ambiente: construcción de un instrumento de análisis de las directrices curriculares. Formacion Universitaria. 2014
 - As inter-relações CTSA nos manuais escolares de ciências do 2º CEB. EduSer. 2013
 - Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica. Revista de Educação. 2004
 - Aprendizagem científica e contextos de socialização familiar: um estudo com crianças dos estratos sociais mais baixos 1997
 - Contextos familiares e aproveitamento na aula de ciências: estudo de características específicas dos processos de socialização primária. Analise Social. 1997
 
 - 
                
artigo de conferência
- Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico 2023
 - Educação CTSA: conceções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental 2022
 - Educação em ciências: uma experiência com jovens com perturbação do espetro autista 2022
 - Educação em ciências: uma experiência com jovens com perturbações do espetro autista 2022
 - Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º ciclo do ensino básico 2021
 - Experimentar ciência: um olhar sobre os manuais escolares 2021
 - Educação CTSA em Portugal: evolução ou retrocesso? 2020
 - Sucesso educativo: um projeto de e para a ação 2020
 - Sucesso educativo: um projeto em e para a ação. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2020
 - Aprendizagem cooperativa: um contributo para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais no ensino básico. 2019
 - Constrangimentos na prática letiva de professores de ciências sem formação pedagógico-didática 2019
 - Educación CTSA en Portugal. Un análisis de las Metas Curriculares de Ciencias Naturales (5º y 6º años). Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad: CTS. 2019
 - Ensino de ciência do 1.ºCEB: experiências de ensino/aprendizagem de futuros professores 2019
 - Abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente no ensino de ciências no 2.º ciclo do ensino básico 2018
 - Aprendizagem Cooperativa e desenvolvimento de competências cognitivas e sociais no 1.º Ceb 2018
 - Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências cognitivas e sociais no 1.° CEB 2018
 - Competências cooperativas: uma dimensão promotora de aprendizagens sociais 2018
 - Conceções prévias e mudança conceptual: um estudo em São Tomé e Príncipe 2018
 - Mestrado em Ensino das Ciências em S. Tomé e Príncipe: experiência de formação e perspetivas de investigação 2018
 - Perspective Environment, Science, Technology, Society (ESTS) in school textbooks of Natural Sciences of the 6th grade 2018
 - Uma experiência de ensino e aprendizagem baseada na resolução de problemas 2018
 - A história da ciência nos livros do ensino médio do Brasil 2017
 - Conceções sobre ciência-tecnologia-sociedade-ambiente de professores e alunos de ciências do 1.º ano do ensino médio 2017
 - Ferramenta de indicadores de educação para o desenvolvimento Sustentável 2017
 - Que história da ciência é contada nos livros didáticos de física? Um estudo com livros didáticos do 1.º ano do ensino médio do Brasil 2017
 - A aprendizagem por descoberta no contexto de experiências de ensino/aprendizagem do 2.º ciclo do ensino básico 2016
 - Aprendizagem por descoberta no contexto de experiências de ensino/aprendizagem do 2.º ciclo do ensino básico 2016
 - Comunidades escolares e o debate das energias disponíveis: caminho aberto à consciência do uso energético sustentável 2016
 - Da formação à concretização: evolução das disposições socio-afetivas de futuros professores face ao ensino experimental das ciências 2016
 - Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente nas metas curriculares de ciências naturais 2016
 - Metodologias no ensino das ciências: análise de experiências de ensino/aprendizagem de futuros professores 2016
 - O manual escolar e a aprendizagem: um estudo com manuais do ensino básico 2016
 - O trabalho cooperativo como estratégia de ensino das ciências: disposições socio-afetivas de professores estagiários 2016
 - Perspetiva CTSA: como é incorporada nos manuais escolares de ciências? Um estudo com manuais de 6.º ano de escolaridade 2016
 - Proposta de uma ferramenta de indicadores de educação para o desenvolvimento sustentável 2016
 - Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: desenvolvimento de competências cognitivas em alunos da 9ª classe de S. Tomé e Príncipe 2015
 - Conceptions on the importance of water for living beings: a study with students from a 5t class in s. Tomé and Príncipe 2015
 - Master's degree in science teaching 2015
 - O manual escolar promove o envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem? 2015
 - A perspetiva CTSA: como é integrada nas orientações curriculares em Portugal e Espanha? 2014
 - Aprender ciências realizando atividades experimentais: o que dizem os alunos e os professores 2014
 - Aprendizagem cooperativa: Aplicação do método graffiti cooperativo e jigsaw com alunos do 5º ano de escolaridade 2014
 - Perspectiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) no ensino das ciências - Concepções e práticas de professores de ciências 2014
 - Educação CTSA nas orientações curriculares de Portugal e Espanha: construção de um instrumento de análise 2013
 - Educação em ciências com orientação CTSA: construção de um instrumento de análise das orientações curriculares. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas. 2013
 - Recursos de ensino/aprendizagem para uma abordagem integrada da ciência no ensino básico 2013
 - Integração CTSA em manuais escolares de ciências da natureza do 5º ano de escolaridade 2012
 - Recursos de ensino/aprendizagem para a implementação da perspetiva CTSA no 2.º CEB 2012
 - A perspectiva CTSA nos manuais escolares de ciências da natureza do 2º CEB 2011
 - Aprender e gostar de aprender ciências: o que dizem os alunos do 1.º Ciclo 2011
 - Aprendizagem baseada na resolução de problemas: desenvolvimento de competências cognitivas e processuais em alunos do 9º ano de escolaridade 2011
 - Concepções de alunos do 2º ciclo sobre a importância da água para os seres vivos 2011
 - Actividades experimentais no Jardim-de-Infância: projecto aprender e gostar de aprender ciências 2008
 - Aprender a gostar de aprender ciências 2007
 
 - 
                
livro
 - 
                
capítulo de livro
- (Re)Pensar a formação de educadores e professores: dilemas e desafios 2023
 - Educação CTSA e prática docente de professores de Ciências da Natureza 2023
 - Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico 2023
 - Práticas de avaliação formativa numa atividade experimental de Ciências Naturais 2023
 - Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º ciclo do ensino básico 2021
 - Aprendizagem cooperativa: um contributo para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais no ensino básico 2020
 - A aprendizagem cooperativa como estratégia de ensino das ciências: desenvolvimento de disposições socio-afetivas favoráveis por futuros professores 2016
 - O ensino experimental como estratégia de abordagem das ciências: desenvolvimento de disposições socio-afetivas favoráveis por futuros professores 2016
 - Análise das inter-relações CTSA nas orientações curriculares de Portugal e Espanha (10-12 anos) 2015
 - The what and the how of teaching and learning: going deeper into sociological analysis and intervention 2004
 - Contextos de socialização familiar e sucesso escolar 2000
 
 - 
                
poster de conferência
 - 
                
teses
 - 
                
documento