Avaliação do desempenho e mudança em contabilidade de gestão: o caso do Direção Regional de Administração Educativa da Região Autónoma da Madeira
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Os objetivos desta investigação foram compreender como e por que foi introduzido o istema Integrado de gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) na Região Autónoma da Madeira (RAM), como e por que se implementou o SIADAP-RAM na Direção Regional da Administração Educativa (DRAE), e, por fim, como tem sido utilizada a informação proveniente do SIADAP-RAM na DRAE e porquê. Com enquadramento na teoria institucional, o estudo de caso fez uma análise dos documentos legais e, com base nos resultados das entrevistas realizadas aos avaliadores e avaliados, concluiu-se que os avaliadores da DRAE não executam o processo de avaliação do desempenho, estabelecido por lei, de forma uniforme. O SIADAP surgiu em substituição do Sistema de Classificação de Serviço. A mudança surgiu por imposição legal, conforme com o fenómeno de isomorfismo coercivo a que se refere a literatura.