A procura do ensino superior agrário em Portugal Conference Paper uri icon

abstract

  • Este estudo tem como objectivo identificar os determinantes da escolha educacional e apoia-se em dados primários obtidos através da aplicação de um inquérito ao universo dos alunos que se inscreveram, pela primeira vez, no ano 2004, em cursos leccionados em instituições vocacionadas para o ensino superior das ciências agrárias. Obtiveram-se 77,6% de respostas utilizáveis, isto é, dos 909 inquéritos enviados e recebidos apenas 705 estavam devidamente preenchidos (sem lacunas, omissões ou incorrecções). Através da estimação de modelos logit foram identificados como determinantes da escolha educacional, factores pessoais, particularmente, o facto do indivíduo estar ou não bem informado sobre os cursos e as instituições a que se pode candidatar; factores de desempenho e académicos, nomeadamente, a nota de acesso, motivos de candidatura ao ensino superior e atitudes perante o trabalho e os estudos; factores contextuais, designadamente, o facto do indivíduo se encontrar em situação de deslocado, os meios de subsistência, a preparação generalista que o curso proporciona, o prestigio do curso, a existência de maior número de vagas no curso e na instituição, a tradição familiar; e, finalmente, factores sócio-económicos como o nível de rendimento do agregado familiar e a escolaridade dos progenitores.

publication date

  • January 1, 2008