Desempenho de um semeador adaptado para sementes pequenas
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A sementeira mecânica de sementes pequenas (2,5 g – 7,6 g / 1000 grãos) nem sempre é executada com eficiência, quer pela reduzida quantidade de semente a aplicar por unidade de área (100 a 200 grãos por m2), de uma semente já por si miúda, quer pela reduzida profundidade de sementeira, até 1 cm a 2 cm.
Com o objetivo de avaliar o desempenho do semeador Sola Trisem 194 neste tipo de sementeira foram realizados ensaios de campo com Brassica Napus L.
Foram medidos por cronometragem os tempos elementares de trabalho e calculadas a capacidade de trabalho e eficiência de campo, que agora se apresentam.
A sementeira mecânica de sementes pequenas (2.5 g – 7.6 g / 1000 grãos) nem sempre é executada com eficiência, quer pela reduzida quantidade de semente a aplicar por unidade de área (100 a 200 grãos por m2), quer pela reduzida profundidade de sementeira, até 1 a 2 cm.
Com o objetivo de avaliar o desempenho do semeador Sola Trisem 194 neste tipo de sementeira foram realizados ensaios de campo com Brassica Napus L., sendo medidos por cronometragem os tempos elementares de trabalho e calculadas a capacidade de trabalho e eficiência de campo.
Mechanical sowing of small seeds (2.5 g - 7.6 g / 1000 grains) is not always performed efficiently, either by the
small amount of seed to be applied per unit area (100 to 200 grains per m2), seed already small by itself, or by
the reduced depth of sowing, up to 1 cm to 2 cm.
In order to evaluate the performance of the Sola Trisem 194 seeder in this type of sowing, field trials were
performed with Brassica Napus L.
The elementary work times were measured by a chronometer and evaluated the effective capacity and field
efficiency, which are now presented.