Gestão ambiental de uma empresa do sector vinícola
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O setor vinícola apresenta grande relevância para a economia nacional devido à sua elevada capacidade exportadora, contribuindo de forma positiva para o saldo da balança comercial. As preocupações de carácter ambiental e com o desenvolvimento sustentável do negócio assumem-se crescentemente como áreas
fulcrais para a competitividade das organizações do sector.
É neste contexto que surge este estudo, que contempla a avaliação do desempenho ambiental de uma organização de produção de vinhos, com o objetivo de identificar os aspetos ambientais significativos, analisar a conformidade legal, delinear estratégias e ações que permitam uma melhoria do seu desempenho.
No âmbito desta análise aplicaram-se indicadores de ecoeficiência, contribuindo para o delineamento de objetivos e metas de redução dos consumos de energia, água e matérias-primas e, cumulativamente, reduzir a produção de resíduos, efluentes e ruído.
Após a identificação dos aspetos e impactes ambientais e a aplicação de um método para o cálculo do índice de significância, foi possível identificar os aspetos ambientais significativos da organização, nomeadamente o consumo de energia elétrica, o consumo de água, a utilização de embalagens de vidro e cartão, os efluentes líquidos e a utilização de gases fluorados nos sistemas de refrigeração.
O setor vinícola apresenta grande relevância para a economia nacional, devido à sua elevada capacidade exportadora, contribuindo de forma positiva
para o saldo da balança comercial. As preocupações de carácter ambiental e o
desenvolvimento sustentável do negócio assumem-se
crescentemente como áreas fulcrais para a
competitividade das organizações do sector. A boa
gestão ambiental e a Eco-Eficiência são componentes
essenciais do sucesso empresarial.
O presente trabalho foi desenvolvido junto de uma
empresa produtora de vinhos, por razões de
confidencialidade muitos dos dados recolhidos e
analisados são omitidos.