Perceção de competência física e cognitiva de crianças do pré-escolar PéAtivo: programa de intervenção Conference Paper uri icon

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  • A criação de oportunidades/motivação/encorajamento para a realização de uma prática regular de atividade física (AF) logo durante a primeira infância, é o meio mais promissor para o favorável desenvolvimento da criança tanto a nível motor como em termos psicológicos (sentido de competência, autoconfiança, autonomia, objetivos pessoais), o que terá implicações a curto e a longo prazo. Isto é, as crianças para usufruírem de uma vida saudável devem ser ativos e manter os seus elevados níveis de AF ao longo da vida. Objetivos: (1) estudar a relação entre a auto-perceção de competência física e cognitiva das crianças do pré-escolar com a perceção que os seus encarregados de educação têm delas; (2) relacionar os níveis de AF habitual com a auto-perceção da competência física e cognitiva das crianças. Métodos: A amostra foi constituída por 39 crianças com idades entre os 4 e os 5 anos, das quais 26 eram meninas (4,42±0,50 anos de idade) e 13 eram meninos (4,62±0,51 anos de idade). A recolha de dados foi realizada com recurso à Escala Pictórica da Percepção de Competência e Aceitação Social (Harter & Pike, 1984), na versão para crianças dos 4 aos 7 anos de idade, a qual é composta por 35 itens distribuídos por quatro sub-escalas diferentes. Como procedimentos estatísticos utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: Quer para os meninos quer para as meninas, os valores médios de auto-perceção de competência física e competência cognitiva das crianças são significativamente superiores aos valores médios da perceção de competência física e cognitiva que os pais têm deles (p=0,000). Verificou-se uma correlação positiva entre a auto-perceção de competência física e cognitiva das crianças (r=0,57), sendo nas meninas de (r=0,47) e nos meninos de (r=0,79). Considerando apenas os rapazes, verificou-se ainda uma correlação positiva entre a perceção de competência física e competência cognitiva que os pais têm dos seus filhos (r=0,92). A perceção de competência física dos pais relacionou-se significativamente com a média de passos realizados durante os dias fim de semana (r=0,39). Conclusões: Verificou-se que as crianças da nossa amostra apresentam uma auto-perceção de competência física e competência cognitiva superior aquela que os seus pais têm delas. Parece que o número médio de passos realizados durante os dias de fim de semana pelas crianças, potencia a perceção de competência física que os pais têm dos seus filhos.

publication date

  • January 1, 2017