Natural | Nano Energy System Technology - ‘Nest’ - como projeto de design
tem como objetivo uma interpretação meticulosa dos vários projetos de
design da exposição Italy: The New Domestic Landscape de 1972, no MOMA
em Nova Iorque. Esta exposição e a sua aproximação radical de pensamento
oferecem-nos uma orientação que desenvolve com engenho os mecanismos e
as perspetivas dos ‘novos’ paradigmas ecológicos, confrontando o sistema
estabelecido. Ao propor novos mecanismos e novas visões e sistemas para
viver, a abordagem do Design tenta recuperar esses sintomas perdidos no
tempo, propondo sistemas adaptáveis e significâncias que exprimem a
sustentabilidade desejável, construindo um pensamento no âmbito do
paradigma social sob a urgência da torção duma cultura de valores. A
engenharia estrutural do cenário criado dá ênfase a uma forma posterior com
um significado histórico comum, mas que agora é assemblado com métodos
específicos e incorporado com nanotecnologia. O projeto desenvolve-se com o
recurso a um objeto sombra | estore vertical de rolo impregnado de células
fotovoltaicas, que induzem no espectro do habitar uma nova morfologia de
adaptabilidade e autossuficiência energética. A sua conceção dá ênfase à
exploração de ‘novos’ cenários onde a personificação física será cada vez mais
transformada em rituais da visualidade constante com incremento da
usabilidade de interfaces, vivendo sob novas orientações de produção e
consumo: energia, imagens, sons e as interações entre estes. Estes cenários
desmaterializados induzem à construção de novos meios geradores, criados
pela presença constante de comunicação artificial | virtual versus a
intangibilidade das coisas, pessoas e matéria. A confluência de pensamento em
design emboca em questões pertinentes construindo mais uma ideia de
metaprojeto, no qual se desenvolvem os grilhos para uma nova ‘ecologia do
artificial’, mais do que a sustentabilidade formal, na qual ‘Nest’ se resolve e
emparelha. Natural | Nano Energy System Technology - 'Nest' - as a design project is aimed
at a careful interpretation of the various design projects from the exhibition
Italy: The New Domestic Landscape, 1972, at the MOMA in New York. This
exhibition and its radical approach of thinking offer us an orientation that
develops with ingenuity mechanisms and prospects of the 'new' ecological
paradigms confronting the established system. Proposing ‘new’ mechanisms
and ‘new’ visions for living systems, design approach, tries to recover these
time lost symptoms, suggesting adaptive engagements and significance which
express the actual desired sustainability. The dwelling praxis of living is the
social habitus paradigm which is under the urgency of a ‘new’ culture value.
‘Nest’ besides is engineered classical shape creates and emphasizes a scenario
where this common historical significance form assembled a specific method
embedded with nanotechnology. This project is based in a conventional use of
a shading object |a vertical roller-blind impregnated with photovoltaic cells,
which induce the spectrum of inhabiting a new morphology of adaptability and
energetic self-sufficiency. The concept, emphasizes the exploitation of 'new'
scenarios where the physical embodiment will increase and transform rituals
of constant ‘visuality’, energy, images, sounds and interactions in between
them. These dematerialized scenarios induce the construction of new
generating means and knowledge created by the constant presence of artificial
communication | virtual versus the ‘holiness’ of things, people and matter.