Micro-atividades para a aprendizagem de programação
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
A forma de lecionação das disciplinas de introdução à programação tem sido objeto de
preocupação, discussão e de estudo em reuniões de avaliação do funcionamento dos cursos
da área da Informática em muitas instituições de ensino superior. O trabalho descrito neste
artigo pretende dar um contributo para o sucesso dessas disciplinas, procurando contribuir
para aumentar a motivação e a autonomia dos alunos na resolução de exercícios de
programação. A proposta consiste na realização de micro-atividades baseadas em
webquests, onde o aluno tem acesso a conteúdos criteriosamente escolhidos para suportar,
numa segunda fase, a elaboração de um conjunto de tarefas de complexidade crescente.
Dois protótipos foram testados em contexto de sala de aula e os seus resultados analisados
e discutidos.
A forma de lecionação das disciplinas de introdução à programação tem sido objeto de preocupação, discussão e de estudo em reuniões de avaliação do funcionamento dos cursos da área da Informática em muitas instituições de ensino superior. O trabalho descrito neste artigo pretende dar um contributo para o sucesso dessas disciplinas, procurando contribuir para aumentar a motivação e a autonomia dos alunos na resolução de exercícios de programação. A proposta consiste na realização de micro-atividades baseadas em webquests, onde o aluno tem acesso a conteúdos criteriosamente escolhidos para suportar,
numa segunda fase, a elaboração de um conjunto de tarefas de complexidade crescente.
Dois protótipos foram testados em contexto de sala de aula e os seus resultados analisados
e discutidos.