Atitudes face ao ambiente, rendimento escolar e área geográfica: revisão da literatura Conference Paper uri icon

abstract

  • A problemática ambiental tornou-se uma das grandes preocupações, importante e atual, da agenda internacional e exige mudanças nos padrões de desenvolvimento que permitam evoluir para uma sociedade consciente dos limites da natureza, na qual as decisões não visem apenas satisfazer necessidades económicas, mas igualmente as necessidades sociais e ambientais das gerações presentes e futuras. Essa mudança de mentalidade é complexa e os jovens têm um papel determinante. É importante e urgente formar cidadãos conscientes dos problemas ambientais e da relação que as suas ações quotidianas podem ter sobre os mesmos. Cidadãos informados poderão desenvolver atitudes e comportamentos para prevenir impactos negativos no ambiente. Para essa formação, concorrem os processos não formais desenvolvidos no contexto familiar e na comunidade em que os jovens se inserem, sendo que o ensino formal desempenha um papel relevante. Neste contexto, a presente investigação analisa os estudos que relacionam as atitudes dos jovens face ao ambiente com as variáveis rendimento escolar e, também, área geográfica de residência. Conhecer como se relacionam as atitudes face ao ambiente com o rendimento escolar dos alunos e como tais atitudes se diferenciam em função da área geográfica em que os alunos habitam, poderá fornecer informação relevante para melhorar a educação praticada nos vários níveis de ensino e na formação de professores, contribuindo para uma mudança, acentuada e consistente, das atitudes pró-ambientais. A metodologia desenvolvida na presente investigação consistiu na análise documental da literatura disponível referente a estudos sobre a relação entre as atitudes face ao ambiente e cada uma das variáveis, rendimento escolar e área geográfica. Os estudos revistos salientam relações significativas entre as atitudes face ao ambiente e o rendimento escolar dos alunos. Por outro lado, os estudos analisados indicam que as pessoas que vivem em áreas rurais e em áreas urbanas experienciam o ambiente de forma diferente, embora não haja concordância sobre o sentido e intensidade da relação entre as atitudes face ao ambiente e o tipo de área geográfica em que habitam os participantes. Por último, são destacados elementos que apontam para a necessidade de estudos empíricos futuros, no sentido de aprofundar o conhecimento sobre essas relações.
  • The environmental issue has become one of the major and important concerns of the international agenda and demands changes in the patterns of development that allow us to evolve into a society conscious of the limits of nature, in which decisions are aimed, not only at meeting economic needs but also at the social and environmental needs of present and future generations. This change in mentality is complex and young people have a key role. It is urgent to educate citizens concerned about environmental problems and aware of the effect of their daily actions on them. Informed citizens can develop attitudes and behaviors to prevent negative impacts on the environment. For this, non-formal processes developed in the family context and in the community, to which young people belong, are important, and formal education plays a relevant role. In this context, the present research analyzes the studies that relate the attitudes of young people to the environment with the variables school performance and also geographical area of residence. Knowing how the attitudes towards the environment relate to the students' school performance and how these attitudes differ according to the geographical area in which the students live can provide relevant information to improve the education that is practiced at the various levels of education and in the teacher training, contributing to a strong and consistent change in pro-environmental attitudes. The methodology developed in the present research was based on the analysis of published literature regarding studies on the relationship between attitudes towards the environment and each of the variables, school performance and geographical area. The reviewed studies emphasize significant relationships between attitudes towards the environment and the students' school performance. On the other hand, the studies analyzed indicate that people living in rural areas and in urban areas experience the environment differently, although there is no agreement on the meaning and intensity of the relationship between attitudes towards the environment and the type of area where the participants live. Finally, elements that point to the need for future empirical studies in order to deepen knowledge about these relationships are highlighted.

publication date

  • January 1, 2017