Design de produto: serviço de chá Ichigo Ichie
Conference Paper
Overview
Research
Additional Document Info
View All
Overview
abstract
O presente artigo apresenta a conceção do serviço de chá Ichigo Ichie. O projeto parte de uma experiência prática, realizada na empresa Amorim Cork Composites S.A. (ACC S.A) que teve com intenção principal desenvolver produtos em cortiça para estarem patentes no pavilhão de Portugal na Exposição Universal de Aichi. O trabalho realizado sustenta a ideia de que o desenvolvimento de um novo produto é uma consequência natural de um processo de design cuja implementação facilita o surgimento de soluções exequíveis e a clara compreensão da forma como o objeto cumpre as suas várias funções. Descreve a aplicabilidade de uma metodologia de projetual e o contacto e trabalho colaborativo com uma empresa do sector produtivo português de forma a contribuir para a construção e afirmação da sua identidade, tendo como objetivo, implementar uma cultura e um pensamento em design usando-os como ferramentas de inovação. Posiciona o design como instrumento operativo e diferenciador no sentido de permitir elevar o perfil da cortiça e explorar as suas características físicas e sensoriais através da produção de produtos inovadores com utilizações sustentáveis afirmando o papel decisivo de Portugal neste sector e a notoriedade da ACC, S.A no mercado global pela colaboração entre profissionais da área do design e a empresa. A descrição do trabalho realizado é iniciada com uma breve contextualização sobre as Exposições Universais, o destaque que a cortiça tem tido através da participação de Portugal e o conceito patente no Pavilhão de Portugal na Exposição Universal de Aichi e as etapas e procedimentos da evolução do projeto.