Perfil, hábitos e atitudes do consumidor de carne bovina Mirandesa Conference Paper uri icon

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  • O objetivo deste estudo é conhecer o perfil, os hábitos e as atitudes dos consumidores da carne mirandesa DOP, a fim de melhor responder às suas necessidades, gostos e hábitos. A investigação efetuou-se com a aplicação direta dos questionários (165 questionários) aos consumidores de carne mirandesa DOP em três locais de venda (Bragança, Chaves, Porto) de Fevereiro a Novembro de 2009. Do total de inquiridos 65% têm idades compreendidas entre os 41 e os 60 anos, 29% possuem como nível de escolaridade o ensino secundário e 20% apresentam um rendimento líquido mensal de 1350 a 1800€, o que significa que para 20% dos inquiridos os rendimentos do seu agregado familiar estão compreendidos entre 3 e 4 Salários Mínimos Nacionais. Nos agregados familiares dos inquiridos (com um mínimo 1 pessoa e um máximo 6 pessoas) maioritariamente é a mulher a responsável pela compra e pela confeção de produtos alimentares, sendo a maioria das compras feita semanalmente. De entre os respondentes 69% frequentam restaurantes de 1 a 3 vezes por mês, e destes, 61% frequentam restaurantes que servem carne mirandesa. Os três aspetos que diferenciam positivamente a carne Mirandesa de acordo com a população inquirida são a tenrura (28%), a suculência (23%) e o sabor (21%). Em relação à compra de pratos pré-cozinhados verificamos que 53% dos consumidores inquiridos se mostram dispostos a comprá-los.

publication date

  • January 1, 2014