Separação de enantiómeros de 1a,2,7,7a-tetrahidro-3-metoxinafta-(2,3b)-oxirano por cromatografia líquida em leito móvel simulado
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A separação cromatográfica de unia mistura racémica de um epóxido quiral numa instalação piloto de leito m6vel simulado é estudada experimentalmente utilizando triacetato de celulose (45 µm) como fase estacionária e metanol como eluente.
A performance do sistema é optimizada pelo ajuste das condições experimentais de operação (caudais e período de rotação). Utilizando uma configuração de oito colunas (duas por cada zona) são obtidas purezas de 90.0% do composto mais retido no extracto e 92.0% do composto menos retido no refinado. Nas condições de operação propostas, cerca de 1 g/hr de mistura racémica é tratada com um consumo total de 400 ml de solvente por grama de mistura racémica. Os perfis internos de concentração em estado estacionário cíclico são obtidos experimentalmente para vários valores de período de rotação, bem como a evolução em estado transiente da concentração dos enantiómeros no extracto e refinado para o valor de rotação óptimo.