A Cocriação e a Inovação no Ensino Superior representam um dos principais compromissos do Instituto Politécnico
de Bragança (IPB), cuja atividade formativa e de investigação se orienta, de forma sinérgica, para a cooperação com
as empresas e instituições da região. O IPB pretende contribuir, de forma ativa, para uma economia regional baseada no
conhecimento e com uma forte articulação internacional.
Nesta esteira, teve lugar, na cidade de Bragança, nos dias 29 a 30 de janeiro de 2020, a Conferência Internacional em
Processos de Cocriação no Ensino Superior (In2CoP). Privilegiamos um espaço de reflexão de processos e de partilha
de resultados de ecossistemas de cocriação, visando o desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem
integradora, interdisciplinar e multicultural.
Ao longo dos três dias da conferência, mais de 150 conferencistas, nacionais e estrangeiros, participaram, ativamente,
nas diversas atividades propostas: uma sessão plenária com seis intervenções, quatro workshops e uma sessão pitch com
a apresentação de trinta e seis projetos de inovação e cocriação. Com um espírito inovador, as atividades decorreram no
campus do IPB e em espaços emblemáticos da cidade de Bragança, designadamente: Centro de Arte Contemporânea
Graças Morais, Centro de Fotografia Georges Dussaud e Centro de Ciência Viva. Foi ainda realizada uma visita social
ao Museu do Côa em Vila Nova de Foz Côa.
Co-creation and Innovation in Higher Education represents one of the main commitments of the Polytechnic Institute
of Bragança (IPB), whose training and research activity is synergistically oriented towards cooperation with companies
and institutions in the region. The IPB intends to contribute actively to a regional economy based on knowledge and
with a strong international articulation.
In this context, the International Conference on Co-Creation Processes in Higher Education (In2CoP) took place
in the city of Bragança, on January 29-30, 2020. We privilege a space for reflection of processes and sharing of results
from co-creation ecosystems, aiming at the development of an integrative, interdisciplinary, and multicultural learning
community.
Over the three days of the conference, more than 150 national and foreign conferencists actively participated in the
various activities proposed: a plenary session with six interventions, four workshops, and a pitch session with the
presentation of thirty-six innovation and co-creation projects. With an innovative spirit, the activities took place in IPB's
campus and in emblematic spaces in the city of Bragança, namely: Centro de Arte Contemporânea Graças Morais,
Centro de Fotografia Georges Dussaud and Centro de Ciência Viva. A social visit was also made to the Côa Museum
in Vila Nova de Foz Côa.