Bem-estar psicológico e satisfação com a imagem corporal dos alunos do Instituto Politécnico de Bragança Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A imagem corporal corresponde à perceção que o sujeito tem de si e do seu corpo, sendo então uma representação mental do próprio corpo e do modo como ele é percebido. A imagem vai ser afetada pela sociedade em que o individuo se insere e pelos padrões de beleza da mesma, provocando sentimentos de rejeição ou identificação do sujeito perante tais ideais.
  • O bem-estar psicológico é considerado como uma componente da saúde. Tem sido definida como o valor mais importante da vida. A imagem corporal corresponde à perceção que o sujeito tem de si e do seu corpo. Esta imagem vai ser afetada pela sociedade em que o indivíduo se insere e pelos padrões de beleza da mesma, provocando sentimentos de rejeição ou identificação do sujeito perante tais ideais. Este trabalho de investigação teve como objetivo principal perceber em que medida a satisfação com a imagem corporal influencia o bem-estar psicológico dos indivíduos que frequentam o ensino superior. Pretendeu-se ainda investigar como o bem-estar psicológico a satisfação com a imagem corporal variam de acordo com as variáveis idade, género e escola que os indivíduos do ensino superior frequentam. Trata-se de um estudo quantitativo, não experimental, correlacional e transversal. A obtenção de dados foi realizada através de um questionário aplicado online aos alunos do Instituto Politécnico de Bragança. Utilizamos a “Escala de medida de manifestação de bem-estar psicológico” e a “Escala de Stunkard”. Os resultados evidenciam uma associação significativa entre a satisfação corporal e o bemestar psicológico. Os inquiridos satisfeitos com a sua imagem, obtiveram um score na “escala de medida de manifestação de bem-estar psicológico” mais elevado. A satisfação com a imagem corporal apresenta uma diferença estatística significativa (p=0,007) de acordo com o género, verificando-se uma maior satisfação nos indivíduos do sexo feminino em relação ao sexo masculino. As restantes variáveis (idade e escola frequentada) não influenciaram o bemestar psicológico nem a satisfação corporal. O estudo aqui apresentado, revelou que os alunos do Instituto Politécnico de Bragança apresentam, de uma forma geral, bem-estar psicológico de acordo com a escala utilizada. Verificou-se que o bem-estar psicológico é diferente segundo a perceção da sua imagem corporal. Os indivíduos que apresentam uma imagem corporal real inferior à imagem corporal, que consideram ideal para si, apresentaram um nível de bem-estar psicológico mais baixo. Aquando da análise das variáveis género, a idade e a escola que frequentam, concluímos que não há qualquer influência destas variáveis sobre o bem-estar psicológico nesta amostra.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019