Desenvolvimento de um sistema de ventilação automatizado para capacete de bicicleta Conference Paper uri icon

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  • O projeto nasceu da necessidade de manter a cabeça do ciclista arejada enquanto o mesmo faz uso de capacete. Modelos comuns desse tipo de equipamento possuem duas camadas, sendo a externa dura e resistente, enquanto a interna se trata de uma espuma responsável por absorver energia de impacto. Esta configuração dificulta a transferência de calor entre a cabeça e o ambiente, o que é agravado em atividades de longa duração e com elevado desgaste físico, tendo em vista que o gasto metabólico é maior e, consequentemente, a necessidade de perder calor pro ambiente é notável. Espera-se, então, que o mecanismo colabore para sanar esta necessidade do universo do ciclismo, uma vez que, deseja-se que o mesmo seja capaz de alterar as dimensões da abertura, barrando ou liberando o fluxo de ar para o interior do capacete. Desde modo, é possível manter a ventilação confortável mesmo em diferentes circunstâncias de uso. De maneira geral, o sistema é composto por sensores, microprocessador e mecanismo de atuação. Os sensores irão acompanhar parâmetros de velocidade e temperatura reais e irão enviar essas informações ao microcontrolador, que às traduzirá em comandos para a terceira parte do sistema, o mecanismo de atuação, que irá variar as dimensões de entrada de ar, a fim de promover a melhor condição possível. Deseja-se também, incorporar ao projeto um meio de comunicação via bluetooth, para que o usuário possa inserir informações de satisfação pelo celular. Esses dados alimentarão o microcontrolador, resultando em aumento na precisão do mecanismo. Isso fará com que o produto final seja capaz de se adaptar às condições de conforto específicas de cada usuário. Em suma, pretende-se prototipar o mecanismo de controle, analisá-lo e, em seguida, aprimorá-lo a fim de alcançar uma versão implementável: eficiente, agradável ao uso e possua componentes pequenos e discretos, sem que os mesmos apresentem perigo ao utilizador, mesmo em caso de acidentes.

publication date

  • January 1, 2019