Ensino da natação: vantagens e desvantagens dos materiais auxiliares na adaptação ao meio aquático Conference Paper uri icon

abstract

  • Um dos temas que mais controvérsia ou discussão gera, quando se fala no ensino da natação e, portanto, da abordagem das habilidades motoras aquáticas básicas, é o da relevência pedagógica dos materiais auxiliares. Isto é, a discussAo roda a questAo se se deve utilizar placas, braçadeiras, barbatanas ou outros tipos de materiais no decu rso do processo ensino-aprendizagem desta actividade. De acordo com .alguns autores, a utilização dos materiais, com especial ênfase para aqueles que auxiliam à flutuação, serAo de todo de evitar. Aliás, para alguns deles, mais radicais, a utilização desses materiais será condenável (Catteau e Garrof, 1988). Atrasam o processo de consciencialização da impulsão e da flutuabilidade (Catteau e Garrof, 1988). Assim, estes autores e um vasto conjunto de seguidores das suas ideologias, sugerem um ensino onde o aluno desde o início deverá procurar resolver por si mesmo os problemas fundamentais do equilíbrio. Uma outra corrente defende a utilização dos materiais auxiliares (Schmitt, 1989; Sarmento e Montenegro, 1992; Langendorfer e Bruya, 1995; Navarro, 1995; Moreno e Sanmartín, 1998; Barbosa e Queirós, 2000). Com a ressalva de que a sua utilização excessiva e abusiva criará nos alunos dependências, tomando mais complexo, posteriormente, o processo da sua abolição (Navarro, 1995; Barbosa e Queirós, 2000).

publication date

  • January 1, 2004