Senior University: the voices of adult educators about learning experiences Conference Paper uri icon

abstract

  • Na sequência de um estudo que realizamos em duas Universidades Seniores (US) acerca do envelhecimento com sabedoria, pretendemos dar continuidade à investigação em educação de adultos e intervenção comunitária, na especificidade do contexto formativo das US. Os objetivos principais do estudo que agora encetamos consistem em conhecer a perceção dos/as educadores/as de adultos seniores acerca do seu papel e desempenho em US; identificar potenciais características que possam ser partilhadas e, eventualmente constituírem um perfil de educador/a enquanto formador/a, professor/a, e numa relação dialógica, enquanto educando/a, assumindo uma perspetiva humanista da educação. Pretendemos ainda analisar a forma como os/as participantes interpretam os processos de amadurecimento (dos/as próprios/as e dos/as seus/uas educandos/as); compreender o reconhecimento do papel das US, enquanto promotoras de experiências de aprendizagem significativas. Para o efeito, selecionamos educadores/as de adultos de US de dois concelhos transmontanos. Como técnica de recolha de dados recorremos à narrativa orientada. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, baseada na análise de conteúdo das respostas dos participantes. Os aspetos positivos que antecipamos revelam que os educadores/as de adultos: i) valorizam a oportunidade de partilharem saberes e de vivenciarem experiências formativas e sociais, de forma recíproca; ii) percebem que são desafiados no seu papel de educadores/as que provocam a mudança na vida dos/as estudantes seniores, ao manterem o interesse pela consolidação de aprendizagens significativas no processo de envelhecimento ativo e bem sucedido; iii) a condição de voluntários/as não os/as inibe na responsabilidade educativa com que preparam e desempenham o seu papel, contribuindo para o reconhecimento da identidade e utilidade formativa e social da instituição.

publication date

  • January 1, 2019